O engenheiro de software Carl Elkin criou um projeto que pode ajudar muita gente a economizar na conta de luz. O desenvolvedor é funcionário do Google e montou o Project Sunroof nas horas vagas que a empresa dá para seus colaboradores se dedicarem a ideias e projetos pessoais. O objetivo é simples: usar o Google Maps para descobrir se vale a pena instalar um painel solar no seu telhado.

Google Maps recebe função que localiza lugares 'difíceis de achar'

Project Sunroof pode calcular quanto de energia você vai economizar se instalar um painel solar (Foto: Divulgação/Google)

Em tempos de crise energética, investir em energia renovável é uma boa ideia. Porém, como saber se vale mesmo a pena instalar um painel solar? Será que a economia vai compensar os gastos? Qual o melhor lugar do telhado para fazer a instalação? São essas perguntas que o Sunroof tenta responder.

A execução do projeto é relativamente simples: através de imagens de satélite do Google Earth, combinadas com os mapas do Google Maps, é possível calcular o potencial de geração de energia de um painel solar em sua casa e, ainda, quanto você poderá economizar.

Qual é o melhor serviço de mapas online? Comente no Fórum do TechTudo.

Para isso, a Google criará um modelo em 3D do telhado da sua casa, graças às imagens em altíssima resolução geradas pelo novos satélites que tem acesso. Depois, um algoritmo irá calcular o potencial de geração de energia, além de variáveis que podem diminuí-lo, tais como árvores ou prédios que fazem sombra na sua casa.

Após os cálculos, o algoritmo combinará os resultados com os dados registrados no banco que computa os padrões de temperatura, formação de nuvens e outras variáveis que afetam a incidência de luz solar em seu telhado. E, como se não bastasse tudo isso, o Project Sunroof ainda irá calcular as possíveis posições do sol baseado em sua localização . 

... 100%;" class="youtube left">

Com estes dados, o objetivo do Google é dizer quantas horas de sol poderão ser convertidas em energia, qual a área do telhado é melhor instalar o painel solar e, ainda, qual a possível economia que você fará ao longo de 20 anos. Por causa das variáveis, o Project Sunroof só funcionará por enquanto em duas cidades dos Estados Unidos, São Francisco e Boston, mas deve ampliar a área de cobertura.

Via Google Green Blog



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.