A Google lançou o OnHub, um roteador doméstico que promete ser simples de usar e eficiente. Sem fios, o aparelho distribui sinal Wi-Fi e pode ser controlado por um app específico, que estará disponível para iOS e Android. O OnHub foi anunciado por US$ 199 (R$ 690, em conversão direta) e deverá ser encontrado no mercado norte-americano a partir das próximas semanas.

Além da promessa de simplicidade na hora de usar, o OnHub não parece com nada no mercado atualmente (Foto: Divulgação/Google)

Abandonando o modelo convencional, em que é preciso usar uma interface gráfica para alterar configurações no roteador, o OnHub vai permitir que, via aplicativo, o usuário defina parâmetros de funcionamento da conexão, como privilegiar determinado dispositivo com mais velocidade de Internet, além de listar todos os aparelhos que estão na rede e as velocidades que cada um está atingindo.

Um detalhe interessante sobre o OnHub é que a Google promete atualizações de software constantes para o dispositivo, uma prática quase inexistente no mercado de roteadores. Nas raras ocasiões em que um fabricante atualiza o firmware do roteador, cabe ao usuário lembrar de procurar novidades para saber se o dispositivo ganhou novos recursos, correção de falhas e etc. E o processo de instalação tende a ser complexo e muitas vezes traumático, já que há risco de inutilizar o aparelho em caso de insucesso na hora da instalação.

Roteador com sinal fraco, como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.

Além dos tradicionais WiFi e Bluetooth, o OnHub suportará futuros dispositivos que usem as interfaces Smart Ready, Weave e o novo padrão WiFi 802.15.4. Outro detalhe é o próprio formato do roteador, cilíndrico, que favorece a distribuição de sinal pelo conjunto de antenas embutidas.

Será possível controlar o OnHub via
... celular com facilidade (Foto: Divulgação/Google)

A ideia da Google é interessante porque configurar e alterar detalhes do funcionamento de um roteador está longe de ser uma tarefa simples para muita gente. Diversas configurações sobre portas, protocolos, siglas como DMZ e tantas outras, distribuídas em interfaces confusas e de difícil navegação, sempre foram um grave problema para quem precisou operar um roteador.

Via Google Blog, The Verge e Wired



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.