Uma pesquisa realizada na Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega mostra que os padrões de desbloqueio do Android, aqueles em que você precisa ligar pontos na tela, podem ser tão previsíveis quanto as senhas clássicas “1234”, “senha”, “password” e etc.

Novo sensor do Android bloqueia o smartphone quando está longe do dono

O levantamento analisou os padrões de uso de quatro mil usuários para determinar as tendências de comportamento que podem tornar esse tipo de medida insegura diante aos ataques persistentes.

Se o seu padrão de desbloqueio é algum desses, é bom começar a pensar em algo diferente (Foto: Divulgação/Marte Loge)

O estudo, realizado por Marte Loge, verificou que, em média, os usuários do sistema operacional do Google ligam um total de cinco bolinhas com seus padrões de desbloqueio, dentre as nove opções possíveis. O mais surpreendente é que 37% dos usuários usam métodos que unem apenas quatro pontos, o que leva a um universo de combinações de 1.624 possibilidades diferentes.

Assim como senhas comuns, que ficam mais complexas conforme a quantidade de caracteres aumenta, os gestos de desbloqueio do Android também operam da mesma forma. Ao usar nove pontos, são 140.704 combinações diferentes.

Como saber qual a versão do Android do meu smart? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais grave do que usar apenas quatro pontos de ligação entre os nove permitidos, está o fato de que grande parte dos padrões analisados liga apenas pontos de canto a canto na tela, desenhando contornos bem simples e bastante fáceis de adivinhar. Do total de quatro mil combinações analisadas, 44% dos padrões começavam com a primeira bolinha do esquema. E em 77% dos casos, o movimento de desbloqueio começa em um dos cantos da tela.

Com estes dados, um hacker poderia criar um software que, a partir de possibilidades, desenha quais são os padrões mais prováveis de desbloqueio, por exemplo.

Como criar um padrão de desbloqueio seguro?

Segundo Marte, o ideal é que o usuário desenhe padrões que girem em sentido anti-horário, não comecem nos cantos e mudem de direção. Usar o maior número de pontos possível pode não fazer muita diferença se o desenho permanecer muito simples. Na imagem abaixo, você pode ter uma ideia de alternativas que mostram padrões muito fáceis de adivinhar e outros nem tanto, porque fogem do que é intuitivo: movimento em sentido horário e a partir dos cantos.

... e-conteudo"> Repare na primeira combinação: ela liga nove pontos de maneira muito simples. Ao lado, uma opção com nove ligações muito mais difícil de decifrar (Foto: Divulgação/Marte Loge)

Via ARS Technica



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.