As câmeras dos computadores (webcams) não costumam ter uma boa qualidade de imagem, mas podem ser usadas como “quebra-galho” em alguns casos para videoconferências e fotos rápidas. Para isso, as versões mais recentes do Windows e do Mac OS trazem aplicativos que permitem capturar imagens e realizar gravações em vídeo usando a câmera do PC ou notebook.

Mac OS X: saiba usar sete truques escondidos no computador da Apple

Confira a lista de apps para aproveitar o recurso e veja as sugestões de aplicativos, caso não esteja usando os sistemas indicados. Todas as opções são gratuitas e vão conseguir suprir as necessidades.

Confira apps para ativar a câmera do computador, tirar fotos e fazer gravações (Foto: Pond5)

1. Câmera (Windows 10)

O Windows 10 traz um aplicativo nativo para o uso da câmera. Se você está usando o novo sistema operacional da Microsoft, basta acessar o Menu Iniciar e iniciar o aplicativo, sem precisar instalar nada. Nele, use os botões à direita para selecionar entre o modo de foto e vídeo e tirar uma foto ou iniciar uma gravação. Clique sobre o botão no canto superior direito da janela para acessar o recurso de timer.

Aplicativo de câmera para Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

2. Câmera (Windows 8)

Assim como no Windows 10, o Windows 8 também tem um aplicativo de câmera nativo, que pode ser encontrado na lista de apps do Menu Iniciar. Após abrir, basta clicar sobre a tela ou usar os botões localizados na lateral direita para iniciar uma gravação de vídeo ou tirar uma foto. Clique com o botão direito sobre a tela para usar o recurso de timer.

Aplicativo de câmera do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

3. Photo Booth (OS X)

Se você está usando um computador da Apple, basta acessar a pasta de aplicativos e abrir o Photo Booth para usar a câmera do Mac. Por ele, você pode selecionar o modo no canto inferior esquerdo da janela – fotos sequenciais, foto ou vídeo. Use o botão vermelho, centralizado na parte inferior, para tirar uma foto ou fazer uma gravação. O app não tem a função timer, mas você pode adicionar efeitos em suas fotos e vídeos clicando sobre o botão “Efeitos”.

Aplicativo de câmera do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

4. MyCam (Windows)

O MyCam é um aplicativo simples e gratuito para Windows que permite tirar fotos e fazer uma gravação usando a webcam do computador. A janela principal traz apenas alguns botões básicos. O software é ideal para quem quer apenas usar a câmera do computado

... r para registrar algo, sem precisar lidar com configurações avançadas ou programas pesados.
MyCam para Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

5. ManyCam (Windows)

O ManyCam é indicado para quem quer um aplicativo mais completo e permite adicionar efeitos às suas fotos ou vídeos. O diferencial em relação ao anterior é que ele possui uma infinidade de ajustes manuais, suporte a mais de uma câmera e outros recursos.

O software está disponível para ser usado gratuitamente, com algumas limitações, e possui uma versão paga que adiciona mais recursos ao aplicativo. Confira algumas dicas sobre como usar o ManyCam.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.