O PDF Creator permite salvar documentos em PDF usando uma impressora virtual. Mas, não é só isso. A ferramenta oferece vários recursos práticos e gratuitos, como unir arquivos, criar perfis personalizados, encriptar com senha, adicionar uma assinatura digital e muito mais. Conheça oito funções do programa editor de PDFs que podem ajudar bastante no dia a dia no escritório ou em casa.

Como transformar fotos e arquivos em PDF sem baixar qualquer programa

Kits e Listas: Programas para abrir e ler PDF no Windows

PDF Creator; veja dicas para usar o aplicativo (Foto: Reprodução/PDF Creator)

1) Criar PDFs

Após a instalação do PDFCreator, o usuário poderá transformar documentos, sites e mais em PDFs, usando a impressora virtual. Para isso, basta mandar imprimir o arquivo e selecionar o “PDF Creator” na listagem de dispositivos. Será aberta uma tela para personalizar o título, autor, assunto, palavra-chave. Clique em “Salvar” para selecionar a pasta no PC e guardar o PDF.

Gerando arquivos em PDF com a impressora virtual (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) Unir PDFs

Está precisando juntar documentos de PDF em um único arquivo? Esse programa pode ajudar. Basta enviar o arquivo para impressão e abrir o PDF Creator. Depois, clique em “Unir” para começar o processo. Faça isso com todos os PDFs que deseja juntar e note que eles serão organizados em uma lista. Use as setas laterais para colocar os itens na ordem correta e conclua em “Unir tudo”. Em seguida, é só salvar pelo programa no computador.

Unir arquivos em PDF em um só com o PDF Creator (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Crie um perfil

Para facilitar, o PDF Creator permite criar vários perfis para ações diferentes. Assim, cada um deles tem configurações separadas já ajustadas, como converter documentos para PDF, salvar, encriptar e mais. Abra o programa e selecione “Opções de Perfil”. No topo, clique no ícone de “+” e adicione um título. Pronto. Agora, toda vez que você for usar a impressora virtual só precisará alterar o perfil para as ações desejadas.

Crie diferentes perfis com funções já determinadas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Converter PDFs para outros formatos

O PDF Creator permite converter documentos em PDF, PDFA, PDF/X, JPEG, PNG e TIFF. Para isso, acesse o perfil e personalize o item “Salvar”. Em “Conversão", selecione o formato que deseja marcar como padrão nesse perfil e guarde as alterações. Agora, na hora de imprimir, basta selecionar o perfil enquadrado e salvar o documento no formato desejado.

Converta arquivos e
... m JPEG e mais formatos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5) Encriptar documentos

É possível definir uma senha para guardar seus documentos PDF com mais segurança. Selecione “PDF” e clique em “Segurança”. O usuário precisa ativar o recurso marcando a caixa de texto ao lado de “Criptografar documentos PDF” e adicionar o código. É possível criar senhas para abrir ou editar o documento.

Veja como encriptar um PDF com senha com o PDF Creator (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6) Assinaturas digitais

O usuário pode ainda adicionar uma assinatura digital. Na personalização, há dados como arquivo do certificado, razão, contato, local, exibir nas páginas do documento e mais. Lembre sempre de ativar perfis diferentes para cada ação e manter uma separada para as assinaturas digitais.

Adicionar uma assinatura virtual no documento PDF (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

7) Salvar automaticamente

Nas configurações do programa, o usuário pode ativar a função para salvar automaticamente os PDFs gerados em determinada pasta. O recurso é bastante útil e poupa tempo. A função pode ser encontrada em “Auto-Salvar”. Mas, para usá-la, é necessário marcar a caixa de texto ao lado de “Habilitar o salvar automaticamente”. Há ainda ajustes para adicionar a pasta do computador e incluir tags para organizar.

Salvar automaticamente os arquivos no computador com o PDF Creator (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

8) Enviar por e-mail

O PDF Creator tem integração com o programa do Outlook para enviar os documentos convertidos por e-mail. A função é prática e rápida: basta mandar “imprimir” virtualmente o arquivo e selecionar “E-mail”. Salve no computador e aguarde o Outlook ser iniciado. Por fim, adicione os dados do correio eletrônico dos contatos e envie.

Enviar arquivos automaticamente por e-mail com integração do Outlook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como baixar um arquivo .pdf? Comente no Fórum do TechTudo.  



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.