A Intel criou um novo formato de computador compacto que tem a vantagem de poder trocar de processador. O 5×5 oferece um soquete LGA de tamanho normal, que aceita diferentes tipos de processadores Intel. A placa poderá calçar desde as CPUs mais simples da linha Celeron e Pentium aos processadores Core i7.

Detalhes do Skylake são revelados e Intel destaca desempenho gráfico

A novidade foi revelada pela Intel durante sua conferência para desenvolvedores, a IDF (fórum para desenvoldores da Intel) 2015.

Super compacto, o formato da placa 5x5 pode ser ideal para quem quer um computador ou um HTPC simples (Foto: Divulgação/Intel)

A Intel não especificou o formato de pinos do soquete LGA presente na placa, o que impede determinar exatamente que processadores ela poderia usar, mas com um perfil de dissipação de energia na faixa entre os 35 e 65 watts, é possível deduzir que a placa foi desenhada para usar versões domésticas dos chips da Intel.

O novo formato da Intel é o que de menor existe em termos de placa-mãe com soquete para processador, com área 29% menor do que a encontrada numa placa mini-ITX, até então o menor formato possível para quem procurava uma placa minúscula com opção de trocas futuras de processador (placas mini-ITX medem 6,7 x 6,7 polegadas). A 5×5 tem interface M.2, usada principalmente em SSDs de notebooks, e dois slots para memória RAM.

A placa tem porta Ethernet, slot para placa wireless, duas portas USB 3.0 e duas saídas HDMI. A ausência de barramentos PCIe significam que será impossível ligar uma placa de vídeo dedicada ao 5×5, restringindo seu uso a situações que não dependam tanto de p

... rocessamento gráfico.

Mais uma aposta da Intel para o mercado de mini computadores (depois do NUC, que tem placa 4×4 e processador soldado), o 5×5 ainda não tem data para chegar ao mercado consumidor. A expectativa é de as primeiras máquinas adotando o novo formato comecem a ser comercializadas no começo de 2016.

Dicas para montar um PC gamer bem atual? Dê uma olhada no Fórum do TechTudo!

Via KitGuru, AnandTech e Liliputing



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.