A GoPro HERO4 Session é o mais novo modelo da fabricante norte-americana de câmeras de ação, que deve chegar ao Brasil ainda este ano. Para avaliar a câmera de design inovador e seu desempenho, o TechTudo esteve presente com o modelo em mãos no PhotoImage Brasil 2015, em São Paulo. Confira as nossas primeiras impressões. 

Veja o teste completo da GoPro Hero 4 Black, modelo de última geração 

À prova d’água e o novo sistema de captação de áudio

A HERO4 Session é a primeira câmera da empresa com formato retrabalhado, o que a torna 50% menor e 40% mais leve em comparação aos últimos lançamentos, como a Hero4 Silver e Hero4 Black. Para os fãs do modelo da câmera de ação, a novidade no design é o aspecto que mais chama a atenção.

GoPro Hero4 Session: testamos a nova câmera de ação (Foto: Victor Teixeira/ TechTudo)

O formato em cubo é atraente e muito mais discreto, fazendo com que o aparelho seja, visualmente, o mais belo da marca. O design compacto foi concebido para robustecer o quesito durabilidade, já que agora não há a necessidade de cases específicos de proteção.

Porém, o visual quadrado foi implementado apenas por uma questão estética. O novo formato permitiu aos fabricantes embutirem um sistema inédito de dois microfones para alterações dinâmicas de gravação de áudio. 

A câmera vem com a captação inteligente de áudio que age para ativar o microfone "certo" para cada situação, eliminando assim os ruídos durante as atividades.

Imagem registrada com a Hero4 Session durante o evento (Foto: Victor Teixeira/ TechTudo)

Construída dentro de rígidos padrões de qualidade, a HERO4 Session também é à prova d’ água e suporta até 10 metros de profundidade. Aliás, a câmera só não aguenta mergulhos mais profundos, pois a pressão da água pode acabar pressionando o botão estrategicamente alocado na parte superior. A performance de áudio dentro d’água foi drasticamente aprimorada, visto que agora é possível dispensar as caixas de proteção separadas que, às vezes, abafam os sons em ambientes aquáticos.

Esqueça configurações complexas

Embora não haja um monitor sensível ao toque acoplado para facilitar os ajustes e capturas, assim como na Hero4 Silver, operar a HERO4 Session sem um visor é uma tarefa extremamente simples. Isso porque, as principais funcionalidades da HERO4 Session podem ser acessadas com simples toques. Ao pressionar uma vez o botão do obturador, o dispositivo liga instantaneamente para iniciar uma gravação em vídeo.

Ao apertar o botão por mais tempo, a câmera começa a capturar fotos em modo Time Lapse, ou seja, em intervalos maiores de frames. Após registrar as capturas, basta pressionar novamente o botão para que todo o material seja armazenado automaticamente antes da câmera ser desligada. As configurações podem ser acompanhadas por um pequeno visor LCD, que exibe apenas informações básicas.

Dispositivo é compacto e cabe em qualquer lugar (Foto: V
... ictor Teixeira/ TechTudo)

Como consequência de não contar com um visor suficientemente grande para detalhar todas as ações, o usuário pode padronizar o aparelho com o GoPro App, o aplicativo companheiro oficial, ou ainda com o controle remoto, que é vendido separadamente. O lado positivo da ausência do display é que o dispositivo consome menos bateria e ainda conta com um modo stand-by para evitar que ele fique sempre ligado.

Em termos técnicos, a Session captura vídeos em 1080p60,1440p30 e 720p100 para câmera lenta. As fotos de oito megapixels de resolução podem ser registradas nos modos “Single”, “Burst” e “Time Lapse”, sendo que alguns recursos disponibilizados nas Hero4 Silver e Black estão presentes, como o “SuperView”, “Protune” e “Low Light” de gravação.

A qualidade de imagem é satisfatória, porém, ainda é um pouco inferior ao que foi visto na Hero4 Silver, por exemplo, que faz fotos em 12 MP com até 30 frames por segundo e filmagens em 4K a 15 fps.

Ainda que as principais funcionalidades dos modelos anteriores estejam presentes, a ausência do modo noturno “Night Lapse” é sentida. Por ser mais compacta e voltada para esportes específicos, a HERO4 Session não tem como elemento majoritário fazer capturas em ambientes escuros.

GoPro Hero4 Session é à prova d'água e tem sistema inteligente de captação de áudio (Foto: Victor Teixeira/ TechTudo)

Como de praxe, a HERO4 Session traz WiFi e Bluetooth integrados para facilitar a conectividade entre o dispositivo e gadgets de controle e é compatível com mounts e acessórios da GoPro. Além disso, o kit inclui um novo acessório articulado, bem como um componente que deixa a câmera muito mais próxima à base para aumentar a versatilidade de acoplagem.

Preços e produto nacional

Desde o início deste ano, a companhia norte-americana já trabalha com fabricação nacional dos modelos da linha Hero4. De acordo com Jorge Cruz, representante da GoPro, o lançamento do produto deve ser oficializado no Brasil até o final de 2015, ainda que não existam informações concretas sobre a produção local. Vale ressaltar que já é possível encontrar o aparelho em algumas das principais redes varejistas do país por R$ 2.999.

Qual é o melhor concorrente da GoPro do mercado? Veja opiniões no Fórum do TechTudo.

 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.