League of Legends tem um ‘idioma’ próprio entre os jogadores do MOBA, e os termos são formados por expressões curtas que apresentam em poucas palavras – ou letras – ações que devem ou foram tomadas pelos jogadores. Mas o que significam essas siglas e palavras ‘estranhas’? Confira a lista dos vocábulos mais usados no jogo e veja o significado deles:

Pain Gaming é bicampeã brasileira de League of Legends e fatura R$ 60 mil

Wardar

Ward é um item em League of Legends que permite aos jogadores terem visão em uma parte oculta do mapa temporariamente.

League of Legends (Foto: Divulgação/Riot)

Wardar significa lançar uma Ward no mapa. Você provavelmente ouvirá os aliados dizerem: “Warda ali, fulano.”, ou então “Acabei de Wardar na selva.”, ou quem sabe “Sai daí que eles (o inimigo) wardaram!”.

League of Legends: Ryze usando sua skillshot (Foto: Reprodução/Youtube)

Skillshot

Sabe aquele campeão que possui a habilidade de disparar um projétil, mas que pode ser evitado, como a Ult da Ashe, a ‘Pacificadora de Piltover’ da Caitlyn ou ‘Zap!’ da Jinx? Isso é uma skillshot. Você ouvirá muito dessa expressão em casos como: “A skillshot da Nidalee causa muito dano!”, ou então “Alguém sabe se a skillshot do Jayce causa lentidão?”. Geralmente, campeões com skillshot causam dano considerável nesta habilidade, portanto, se mova sempre no mapa e se posicione melhor.

Smurf

Trata-se de um usuário experiente que cria ou usa uma conta de level mais baixo. Tal ação serve para treinar habilidades ou simplesmente se divertir enquanto usa a experiência para irritar ou mostrar vantagem sobre outros jogadores. Alguns criam contas smurfs para adquirir bônus progressivamente da Riot por indicação de amigos. Frases como “Essa é minha conta smurf.”, “Fulano é smurf, por isso joga bem.” são bastante comuns.

League of Legends: Tryndamere é um dos melhores campeões para fazer Split Push (Foto: Divulgação/Riot)

Split Push

A expressão é usada para que o time concentre todos os esforços em um único objetivo. Geralmente, tal meta é derrubar uma torre inimiga, inibidor ou monstro épico, como Barão Nashor ou Dragão. Contudo, para realizar um bom Split Push, seu campeão precisa causar boa quantidade de dano em um curto espaço de tempo, como Jax, Gnar ou Master Yi. Frases em que é usada: “Eles estão dando Split Push.”, “Tryndamere é o melhor Split Push.” ou “Vamos dar Split Push no Mid".

CC

“Lissandra tem muito CC.”, “Qualquer CC acaba com Katarina.”. Embora a expressão pareça estranha, ela não tem nada a ver com cheiros fortes no corpo. A sigla significa Crowd Control, ou Controle de Multidão. São heróis ou habilidades que interferem na ação inimiga, como atordoamento, cegueira, provocação, paralisia, arremesso, etc. Qualquer movimento que desestabilize o adversário é considerado CC, e é muito utilizado para começar batalhas entre times.

League of Legends: Blitzcrank possui um dos melhores engage do jogo ao usar seu rápido 'puxão' (Foto: Reprodução/Lolzera)

Engage

Significa dar início a uma briga entre times. Personagens como Blitzcrank, Thresh, Nami, Jarvan IV ou outros campeões que são tanks ou com habilidade de CC são ótimos para iniciar um combate entre equipes. Eles avançam na linhas inimigas para causar dano inicial e atrair a atenção adversária enquanto os outros integrantes focam as habilidades em outros campeões, como o ADC.

Lane

Lane é uma das três rotas de defesa do jogo. A top é o caminho de cima, a mid se refere à do meio e

... a bot é o nome do percurso que fica na parte inferior do mapa. 

Harass

Harass significa causar dano não-letal ao campeão adversário. Tal ação serve para o inimigo ficar sem pot – poção – e voltar à base para recuperar as energias. No entanto, tal ação permitirá a você avançar na lane do inimigo e ter vantagem mais tarde no jogo. A expressão é muito confundida por outra chamada Poke. Enquanto o Harass serve para forçar o inimigo a voltar para base, o Poke serve para diminuir gradativamente a vida do adversário com auto attacks ou habilidades até que ele fique com energia baixa o suficiente para sofrer um combo e morrer.

Qual é o melhor jogo: DotA ou LoL? Opine no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.