O Google anunciou nesta terça-feira (1) uma mudança no visual do logotipo do buscador mais famoso do mundo. Segundo a gigante de buscas, a logo redesenhada representa uma nova linguagem visual que reflete a realidade móvel e mostra "a mágia do Google" mesmo nas pequenas telas de smarts. Clean e sem serifa, o novo logotipo chega após uma mudança estrutural da empresa, que lançou a holding Alphabet e reorganizou seus produtos.

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

A novidade foi apresentada em um Doodle do Google que, desta vez, mostra uma logo que veio para ficar. O logotipo faz parte de uma nova linguagem visual que ficará mais bonita e suave em "um número infinito de dispositivos" e de diferentes formas de interação (seja toque, teclado ou voz). Além do novo logotipo, foram mostrados também novos ícones.

Doodle do Google revela novo logotipo do buscador (Foto: Reprodução/Google)

Já faz tempo que o buscador e os demais serviços Google deixaram de ser acessados apenas por um PC. Agora, milhões de usuários fazem pesquisas, traçam rotas, checam e-mails e assistem vídeos através da tela do smartphone, do tablet e, até mesmo do relógio. Ao longo de toda essa evolução, o Google deixou de ser exclusividade do desktop para invadir as mais diversas plataformas, podendo ser encontrado até mesmo em TVs e nos painéis de automóveis.

Em um vídeo no Blog do Google e também no YouTube, a empresa de Internet conta a história dos últimos 17 anos, quando o Google era um destino acessado apenas pelo hoje velho computador.

"Agora, as pessoas interagem com os produtos do Google por meio de diferentes plataformas, apps e dispositivos", ponderam Tamar Yehoshua, vice-presidente de Gerência de Produto, e Bobby Nath, diretor de Experiência do Usuário, que assinam o post sobre o novo visual do Google, em evolução.

Novos elementos com a "cara do Google"

Novos elementos gráficos como um microfone com as cores e o jeitinho do Google vão ajudar a identificar que se trata de um produto ou plataforma do gigante de buscas, mesmo quando a identificação for simples, em um aplicativo que usa fala, toque ou teclado. "Estamos dando adiós ao pequeno “g” azul e colocando no lugar dele um símbolo que combina com o logo", explica a dupla.

Este reformulação não apenas dirá quando você está usando algum serviço Google, mas também como ele poderá ser aproveitado. Por exemplo, um microfone com as cores da empresa poderá surgir, ajudando a interagir e a identificar as melhores formas de interagir com determinado serviço, como o buscador. Em outras palavras, o já tradicional “g” azul, que identifica os serviços e apps da companhia, dará lugar a um símbolo que combina com o logo; veja como vai ficar.

Google lança novo logotipo para o site de buscas (Foto: Reprodução/Google)

Simples, desembaraçado, colorido,

... simpático

Ainda de acordo com o Google, o novo design chegará a todos os produtos em breve. A promessa é de que o gigante de buscas continue mudando, buscando harmonia com a maneira como os usuários interagem com o buscador e outros serviços online de vídeos, apps, jogos e mapas.

"Não é a primeira vez em que mudamos o nosso visual e, provavelmente, não será a última. Mas achamos que a atualização de hoje é um grande reflexo de todas as formas como o Google trabalha pra você por meio da Busca, do Maps, do Gmail, do Chrome, entre outras. Nós acreditamos termos pego o melhor do Google e rearranjado não só para o Google de hoje mas também para o Google do futuro", encerram Tamar Yehoshua e Bobby Nath. 

E aí, você curtiu?

*Colaborou Felipe Alencar

Aproveite e saiba também a história por trás dos Doodles do Google

Qual é o melhor navegador? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.