A Wikimedia Foundation bloqueou na terça-feira (1) 381 contas na Wikipedia, a famosa enciclopédia online . Isso porque os usuários responsaveis por esses logins usavam Black Hat (técnicas proibidas pelo grupo). Neste caso, a prática era o ganho financeiro sobre edições em artigos.

'Sr. Wikipédia' conta como funcionam os bots que publicam textos em massa

Essas contas faziam parte de um esquema de criação e manutenção de artigos em troca de dinheiro. De acordo com os organizadores do site, até o momento, cerca de 210 textos, criados através desse sistema, foram apagados.

Centenas de artigos na Wikipédia foram criados com técnicas de Black Hat (Foto: Divulgação/Wikipédia)

O grupo de contas fakes (falsas) escrevia artigos sobre empresas e artistas, como publicidade. Como esses textos geralmente não apresentavam muito conteúdo e não tinham links de referência, eles ficavam bloqueados. Os integrantes do esquema faziam inúmeras edições no conteúdo. Com isso, a página ganhava relevância no sistema da Wikipédia e era aprovada pelos editores.

Qual é o melhor modelo de e-reader? Comente no Fórum do TechTudo.

Após a publicação do artigo, os responsáveis pelo esquema ligavam para empresas e artistas interessados. Eles cobravam um valor de US$ 30 (R$ 109,00, em conversão direta). Para manter a página no ar, a taxa precisava ser paga mensalmente.

“Neutralidade é a chave para garantir a qualidade da Wikipédia. Apesar de não recorrente, o pagamento para edição pode representar um sério conflito de interesses e pode comprometer a qualidade do conteúdo”, diz o comunicado emitido pela Wikim

... edia Foundation.

Embora essa prática exista desde 2004, ganhou força em 2012, quando um membro da própria Wikimedia Foundation começou a usar bastante o Black Hat. Em 2013, voluntários bloquearam centenas de contas da Wiki-PR, uma empresa de consultoria que fornecia o serviço de criação e edição de artigos em troca de dinheiro. Depois desse caso, a Fundação vem tornando mais rígidas suas regras.

Via Wikimedia Blog



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.