Com tantos smartphones à venda no mercado, o consumidor tem uma dura missão de escolher aquele que melhor lhe atende. Especificações técnicas, termos desconhecidos, jargões do mercado – tudo isso pode dificultar na hora da compra. Para completar, as telas apresentam variadas tecnologias, entre elas o tal do “vidro 2.5D”. O que é tela 2.5? A gente te ajuda nessa dúvida.

Celular travando? Descubra os principais motivos e saiba como resolver

A denominação 2.5D refere-se a uma leve curvatura presente nas bordas do vidro que cobre a tela do smartphone. Ao contrário das telas 2D, que são planas, o display 2.5D é sutilmente arredondado, o que garante uma sensação de toque mais suave.

Esta tecnologia pode ser encontrada nos badalados iPhone 6, iPhone 6 Plus, Nexus 6 e Xiaomi Mi Note, entre outros.

O vidro 2.5D está presente no iPhone 6 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Ao contrário da tela 3D, presente no Galaxy S6 Edge, por exemplo, somente a camada protetora do vidro 2.5D é curva. No primeiro caso, da Samsung, toda a tecnologia interna e o display do smartphone são adaptados ao formato, possibilitando a inclusão de ícones e widgets na parte curva da tela.

A fabricação do vidro 2.5D, portanto só se difere do da tela 2D na hora da finalização, quando as bordas são curvadas. Embora esteja se popularizando com rapidez atualmente, esse recurso não é tão recente e já vem sendo utilizado desde de 2011, com o Lumia 800. 

Samsung Galaxy S: relembre os celulares top de linha da fabricante

O efeito da tela 3D é muito mais evidente (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Quais são as vantagens?

Na prática, o efeito do vidro 2.5D pode passar despercebido, já que não traz nenhuma funcionalidade nova ao celular: suas vantagens são puramente estéticas e ergonômicas. Isso porque o display curvado é muito mais agradável ao olhar, além de se ajustar melhor ao toque do usuário. Ele ainda impede possíveis machucados ao deslizar o dedo pela tela, já que o vidro é chanfrado, ou seja, tem as bordas (ou arestas) arredondadas para evitar acidentes. 

E as desvantagens?

Por ter as bordas curvas, o display de um celular com vidro 2.5D está mais exposto a impactos e portanto, mais suscetível a quebrar. Esse risco aumenta já que é mais difícil adquirir películas protetoras, que devem ser fabricadas especialmente para aderir a este tipo de tela.

Além disso, a ap

... licação da tecnologia pode interferir diretamente no custo de produção do celular, aumentando o seu preço final. Essas características, entretanto, dependem de outros fatores envolvidos na montagem do aparelho, e podem variar de uma marca para outra. 

iPhone 6 ou Galaxy S6: qual comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

Na prática, a tecnologia do vidro 2.5D torna o design do smartphone mais elegante e funcional, mas seus efeitos podem passar despercebidos por olhares menos atentos. Portanto, apesar se ser uma adição interessante, sua presença não deve ser um fator decisivo na hora de escolher um aparelho. 

Colaboração: Raíssa Delphim e Lucas Mendes

Via AndroidAuthority, Frandoid



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.