O ZenWatch 2, segunda versão do smartwatch da Asus, enfim, chega oficialmente ao mercado. O gadget da taiwanesa foi demonstrado na IFA 2015 e agora tem "cara de relógio". Com diferentes possibilidades de customização e vários modelos de pulseiras, o relógio inteligente se destaca pela duração da bateria e o custo abaixo do mercado.

Snap: câmera Polaroid tira fotos e imprime na hora sem usar tinta

O ZenWatch 2 tem dois tamanhos disponíveis: 1,45 e 1,63 polegadas, além de três diferentes cores - prata, preto e dourado rosê. O modelo menor, apesar de ficar melhor em quem tem o pulso pequeno, pode ser desconfortável por ser um pouco mais "gordinho".

O gadget também possui três diferentes materiais de pulseiras: metal, borracha e couro. Em cada categoria, há diversas opções de cores e modelos. E, para atender tanto os consumidores mais básicos como os mais exigentes, a Asus oferece alternativas para todos os gostos: desde modelos mais simples e esportivos até versões com cristais Swarovski. 

A customização não para por aí. São 50 layouts diferentes para mudar a Face do relógio. Além disso, com o aplicativo Face Design - no celular - é possível construir um layout do zero. Conseguimos fazer, inclusive, uma Face com foto do próprio celular, tudo bem rápido.

O Zenwatch 2 é altamente customizável (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Outra diferença em relação à primeira versão é a inclusão de um botão lateral (como um relógio comum). É possível, por meio dele, mexer nas aplicações. No entanto, a interação principal do relógio ainda deve ser feita via touchscreen.

Seu design retangular é diferente da maioria de seus concorrentes, como o Samsung Gear S2, Huawei Watch e Moto 360, que possuem forma circular. No geral, o ZenWatch lembra muito o Apple Watch - até mesmo na forma de carregamento, usando indução magnética no estilo magsafe.

Bateria

Aí está um grande diferencial do ZenWatch 2 . A autonomia do relógio pode chegar a até dois dias - ao contrário dos rivais, que oferecem, no máximo um dia e meio longe dos cabos. A capacidade da bateria do ZenWatch saiu de 200mAH (primeira versão) para 300mAH (tamanho menor) e 400mAH (maior). 

Com o conector magnético, o smartwatch da Asus é capaz de carregar 35% mais rápido que o modelo anterior, podendo chegar a 50% da carga em 30 minutos. 

Tela

A tela Amoled também ajuda na otimização da bateria, já que a tecnologia permite que o usuário visualize a hora sem que o resto do relógio esteja aceso. Para apagar a tela do gadget, basta passar a mão por cima dele, impedindo que o smartwatch fique aceso e gaste carga sem necessidade.

... height="463">O tipo de tela do smartwatch ajuda a poupar bateria (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O lado negativo da tela do ZenWatch, entretanto, é visualização em ambientes muito iluminados, que fica bastante prejudicada. Já quanto à interação touch, a Asus evoluiu muito, mas continua apresentando problemas.

O toque está preciso, mas ainda é muito fácil de errar , sobretudo, no modelo menor. Talvez um melhor aproveitamento do botão lateral - com um pequeno anel giratório - seja a solução para as próximas edições.

O que esperar da IFA 2015? Comente no Fórum do TechTudo.

Aplicações 

O relógio tem como sistema operacional o Android, logo, é possível baixar aplicativos específicos da Google Play. Há a possibilidade, também, de enviar mensagens curtas ou emoticons de ZenWatch para ZenWatch - e a função de voz também funciona muito bem com o WhatsApp, por exemplo.

Outra aplicações podem ser úteis. Ao se afastar do celular, por exemplo, o relógio começa a apitar. Porém, ao testarmos a opção, andamos cerca de 4 metros (sem interferência) e o Bluetooth continuava conectado. Bom para a conexão, ruim para a percepção de distância.

O Zenwatch 2 tem o Android como sistema operacional (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)



Para os esquecidos, também é possível usar o relógio para achar o celular - via aplicação Find My Phone. Basta um pequeno alerta que o smartphone começa a apitar e vibrar.

Especificações e preço

Por dentro, o ZenWatch 2 tem processador Qualcomm Snapdragon 400, 512GB de memória RAM e 4G de memória interna. Assim como os outros produtos da Asus, o ZenWatch tem preço menor que a maioria de seus concorrentes.

Ele chega em outubro na Europa, Ásia e Estados Unidos, custando a partir de € 149. A empresa está estudando o mercado brasileiro para o lançamento e há grandes possibilidades de que isso aconteça em breve. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.