Queridinha entre os que buscam uma alternativa à GoPro, a SJ4000 tem chamado atenção pelas boas especificações e preço razoável – muito abaixo da líder de mercado. As duas câmeras de ação têm seus pontos fortes e fracos, mas qual será a vencedora no quesito usabilidade? Veja o comparativo a seguir e descubra se a mais fácil de usar é a GoPro ou a SJ4000, da SJCAM.

Quais as vantagens de comprar uma câmera GoPro?

Botões e visualização: SJ4000

Há três versões da SJ4000: a original, SJ4000 1080P; a SJ4000 WiFi 1080P; e a SJ4000+ WiFi. A diferença entre elas é entregue no nome. A primeira grava em Full HD e não tem Wi-Fi, a segunda possui a conectividade e a última conta com Wi-Fi e produz vídeos em 2K.

As três apresentam corpo praticamente idêntico. A traseira exibe um display de 1,5 polegadas e dois indicadores: o de operação e o de carga. Sua frente é reservada à lente e ao botão de ligar/mudar de modo.

Frente e lateral esquerda da SJ4000 (Foto: Divulgação/SJCAM)

O obturador fica no topo, enquanto a bateria foi posicionada na parte de baixo. A lateral esquerda comporta as entradas de microfone externo, USB, microSD e HDMI, deixando a direita com os botões de comando do menu e o microfone embutido.

Traseira e lateral direita da SJ4000 (Foto: Divulgação/SJCAM)

As GoPro apresentam mais diferenças entre si. Dos modelos atualmente à venda, apenas a GoPro Hero+ LCD e a GoPro Hero4 Silver Edition vêm com display touch de LCD (1,5 polegadas) nativamente. As GoPro Hero4 Black Edition, HERO3+ e HERO3 são compatíveis com a tela, mas ela deve ser comprada separadamente.

Já a HERO e a HERO4 Session não têm recurso touchscreen. A primeira ostenta apenas o visor frontal, enquanto a Session, modelo mais compacto da GoPro, não tem qualquer monitor.

Display LCD está presente em apenas alguns modelos da GoPro (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)

A disposição dos botões é semelhante a da SJ4000 – em verdade, a câmera da SJCAM é que copia o design da GoPro. Exceto na Session, a lente divide espaço na frente com o botão power/alteração de modo, as luzes de status e o visor de status.

As demais posições mudam pouca coisa de acordo com o modelo. Tomando a HERO 4 como base, temos uma traseira com touchscreen, botão para hibernar/acordar a tela, luz de status e a porta HERO. Em uma das laterais ficam a porta HDMI, entradas microSD e miniUSB e o alerta de áudio; na outra, o botão de configurações. No topo há mais uma luz de status, o microfone e o obturador, e na parte inferior encontra-se a bateria.

... trong>Topo da GoPro Hero 4 Black Edition (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Como se percebe, as GoPro contam com mais indicadores de status, fornecendo informação ao usuário independentemente do ângulo que se pegue a câmera. Por outro lado, vários de seus modelos não têm display LCD, o que tende a dificultar a visualização dos recursos – principalmente porque a tela de status frontal não aparece bem em ambientes de pouca luz. O resultado disso é que, enquanto linha, a GoPro acaba perdendo para a concorrente SJ4000 no quesito botões e visualização.

Software: GoPro

Antes de mais nada, é preciso lembrar mais uma vez que vários modelos da GoPro não têm tela de LCD. O firmware não é conhecido por ser particularmente fácil de operar sem o display traseiro, e há ainda o fato de que o painel frontal é pequeno e apresenta informações em inglês. O software da SJ4000, ainda que também seja em inglês, já é previamente desenvolvido para o monitor de 1,5 polegadas.

Firmware da SJCAM SJ4000 Wi-Fi (Foto: Divulgação/SJ4000.com.br)

Isso dito, a GoPro traz muitas vantagens em relação a software, ganhando neste aspecto. A primeira delas é que o layout é mais organizado e bonito nos displays LCD. Outro ponto é que o firmware da GoPro pode ser atualizado pelo aplicativo móvel, disponível para Android, iOS e Windows Phone. O upgrade na SJ4000 só pode ser feito manualmente, necessitando de um cartão microSD para realizar o processo.

Qual é o melhor concorrente da GoPro do mercado? Veja opiniões no Fórum do TechTudo.

Além disso, a última versão do firmware das GoPro HERO 4 Black e Silver, a v03.00.00, está estável, assim como a versão v01.00 da GoPro HERO Session. As três foram lançadas em julho deste ano. Já a última versão da SJ4000 WiFi, disponibilizada em abril, ainda não está estabilizada segundo a própria fabricante (a da SJ4000+, lançada em agosto, está estável).

Por fim, a GoPro conta com o GoPro Studio, software para Windows e Mac que permite editar as imagens capturadas facilmente. É facil constatar a superioridade da líder em sofware, ainda que algumas características suas precisem ser melhoradas.

Software da GoPro vence concorrente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Manual de uso: GoPro

Ambos os manuais de uso trazem descrições e ilustrações didáticas. Mas duas características fazem a GoPro ganhar: a primeira é possuir um guia em português, enquanto a SJ4000 só conta com manual em inglês; a segunda é que seu manual é bem mais completo, ensinando o usuário a acessar todas as funcionalidades da câmera, coisa que a SJCAM não faz.

Site e suporte técnico: GoPro

Aqui temos a mesma questão no tópico acima. A SJCAM não está oficialmente no Brasil nem possui representantes oficiais aqui. Para comprar a SJ4000, é preciso recorrer a sites estrangeiros, Mercado Livre ou importadores.

Isso se reflete em dois problemas. Um deles é que não há site em português nem suporte técnico. O outro é a dificuldade em comprar a SJ4000 verdadeira, pois muitos os produtos vendidos nessas lojas online tratam-se de cópias. É preciso ter atenção a detalhes como tamanho do botão lateral e padrão gráfico da caixa para não levar gato por lebre.

Já o site da GoPro é todo traduzido em português. Suas câmeras são vendidas em grandes redes do varejo local e, depois de muita espera, finalmente há suporte técnico para brasileiros. Por isso, se você estiver tendo dificuldades no uso da câmera, é bem mais provável conseguir resolvê-las com a GoPro do que com a SJ4000.

GoPro tem site em português e assistência técnica local (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Conclusão

A SJ4000 não tem feito sucesso por acaso. Oferecendo boa qualidade de imagem, bons recursos e preços a partir de R$ 600, o modelo pode sim ser uma excelente opção para quem quer se aventurar no mundo das câmeras de ação sem pagar muito por isso. No entanto, na hora da compra é preciso considerar que sua usabilidade é inferior a da GoPro, e que eventuais problemas com a máquina serão mais difíceis de resolver.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.