vCards são cartões de visitas digitais em que você pode anexar dados pessoais para distribuir digitalmente no Gmail, Outlook.com ou WhatsApp. Com eles é possível guardar os dados de um ou mais contatos, o que permite que as informações de toda a sua agenda sejam unificadas em um único arquivo, que pode ser usado para backup. Os usuários podem reconhecer um vCard facilmente pela extensão dos arquivos gerados na hora de exportar: .vcf ou .vcard.

Ops! Apagou algo do Gmail ou enviou e-mail errado? Saiba cancelar

Bastante versáteis, os vCards permitem que o usuário guarde informações de telefones, cargo, endereço, e-mails e links para seus perfis em redes sociais. 

vCards podem reter diversas informações dos contatos de uma agenda (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Para que eles servem?

A principal utilidade dos vCards é facilitar a distribuição das informações de contato em uma agenda. Se você tiver um arquivo desses e tentar executá-lo, seu sistema operacional irá perguntar se você deseja anexar as informações contidas no arquivo à sua agenda telefônica, por exemplo.

Além da possibilidade de usá-los para backup da agenda, é possível usar vCards em clientes de e-mail e em alguns tipos de mensageiros instantâneos. No Gmail ou Outlook.com, por exemplo, você pode configurar o seu cartão para ser anexado à sua assinatura a cada mensagem. Assim, quem receber seus e-mails, poderá adicioná-lo à lista de contatos simplesmente abrindo o cartão.

Outro exemplo da utilidade desse tipo de arquivo é o compartilhamento em mensageiros como o WhatsApp, em que o envio de contatos é realizado pela troca de vCards.

No seu celular, a medida de exportar a agenda para um vCard é útil para criar um backup, ou para gerar um arquivo que permita que você copie todos os dados da agenda com apenas um clique para qualquer sistema que não esteja previamente sincronizado com o seu smart.

Em que programas posso usar vCards?

O formato vCard é reconhecido por todo tipo de agenda que você encontra em dispositivos com Windows, Android, Ubuntu e iOS, além de diversos serviços de mensagens e e-mails, como Skype, Gmail, Outlo

... ok.com, Hangouts, WhatsApp e etc.

Por isso, para gerar um arquivo desse tipo, a única coisa que você precisa fazer é exportar as informações usando as configurações próprias de cada um desses sistemas e serviços. Um exemplo dessa aplicação é exportar os seus dados do iCloud para o Gmail. Ou do iPhone para um smart Android.

Como trocar o administrador de um grupo no WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.