Imagine poder transferir arquivos de vídeo 8K em questão de segundos na sua rede doméstica. Isso será possível com um novo transmissor wireless desenvolvido pela Fujitsu. De acordo com os fabricantes, trata-se do primeiro receiver de 300 GHz do mundo, capaz de transmitir dados a 20 gigabits por segundo (Gbps).

Descubra seis funções gratuitas para usar em dispositivos conectados no mesmo Wi-Fi

Isso equivale a um volume de 2,5 gigabytes, o que significa que mesmo grandes arquivos de vídeo poderiam ser transmitidos com facilidade usando o novo transmissor. Streaming em redes domésticas também seria favorecido com o ganho de performance, já que o dispositivo permite banda muito mais larga.

Transmissor da Fujitsu, que envia e recebe 2,5 gigabytes por segundo, pode levar a novo padrão de comunicação sem fio entre dispositivos móveis (Foto: Divulgação/Fujitsu)

A Fujitsu desenvolveu o transmissor de olho em aparelhos compactos, como celulares. A versão final do componente é composta por uma antena capaz de frequências na casa dos terahertz, receptor e amplificador de sinal. Tudo isso ocupa o espaço de 1 centímetro cúbico.

Sinais na frequência dos terahertz têm baixo alcance, mas atravessam diversos obstáculos físicos, como papel, plástico, paredes e camadas superiores da pele, o que pode levar a tecnologia a ser utilizada em equipamentos médicos. A Fujitsu espera testar o transmissor ao longo dos anos e vê-lo disponível comercialmente até 2020.

Como melhorar o sinal da rede Wi-Fi? Confira as dicas no Fórum do TechTudo

Porém, a área de cober

... tura é limitada a apenas 1 metro de distância. Segundo a Fujitsu, as aplicações do transmissor seriam em padrões de comunicação que exigissem transferência rápida de arquivos. Não apenas no compartilhamento de dados em uma rede doméstica, mas também em espaços comerciais: em uma estação de trem, por exemplo, usuários poderiam baixar arquivos de música para ouvir durante a viagem em questão de segundos.

Via PCWorld

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.