Muitos usuários ficam na dúvida se vale a pena investir em um Chromecast, do Google. O dispositivo custa a partir de R$ 200 em lojas brasileiras e transforma em smart qualquer TV com HDMI. O dongle oferece streaming de filmes, fotos, músicas e até jogos para visualizar na telona, usando um celular ou computador. Quer saber mais detalhes? Veja seis funções interessantes para compensar o preço.

Como funciona o Chromecast, famoso gadget do Google para TVs? Entenda

Seus filmes, fotos e músicas na TV

Para começar, o fator principal do Chromecast é transmitir mídias, aplicativos e até editores de fotos para visualização na TV. E a grande vantagem, é que ele não precisa de cabos para ligar os dispositivos. A conexão é feita via rede Wi-Fi e a TV só precisa ter uma entrada HDMI.

Assista filmes, vídeos, fotos e mais na tela da TV com o Chromecast (Foto: Divulgação/Google)

Dessa forma, o usuário não precisa trocar de equipamento ou comprar uma Smart TV para ter acesso ao Netflix com filmes e séries, além do YouTube para clipes de música e demais vídeos. Use o dispositivo como Dj com integração de apps de música como Google Music e soluções para Spotify.

Estão disponíveis dezenas de outros recursos para transmitir na tela da TV. O dongle é útil principalmente para quem gosta de assistir muitos filme e séries, ou até quem tem vídeos salvos no celular ou computador e quer mostrar para os amigos na tela maior.

Pode levar para qualquer lugar

Compacto e leve, o Chromecast pode ser carregado na mochila em viagens, por exemplo, ou até para a casa de algum amigo. Ele tem dimensões de 72 x 35 x 12 mm e peso de apenas 34 g. A configuração é rápida e como a maioria das TVs LCD, LED ou Plasta já vem com a entrada HDMI, fica simples ver seus vídeos favoritos em qualquer lugar. É só ligar e aproveitar.

O Chromecast pode ser levado para qualquer lugar (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Integração com celular e computador

O Chromecast é bem flexível quando o assunto é conectividade: ele tem integração com smartphones e tablets com sistema Android, na versão 4.1 ou superior e iOS a partir do 7.0 (iPhone/iPad). No computador, é possível fazer o streaming em máquinas com Windows, a partir da versão 7 da plataforma, e com o sistema da Apple Mac OS X (10.7 ou superior).

Chromecast tem integração com celulares e computadores de diferentes sistemas (Foto: Divulgação/Google)

Dessa forma, um número mais amplo de usuário poderá fazer a transmissão entre os dispositivos. Assim, o dongle pode ser conectado usando equipamentos diferenciados, na casa de amigos por

... exemplo, de forma simples.

Espelhar a tela de dispositivos

O Chromecast também pode substituir o antigo projetor para quem precisa fazer muitas apresentações. Com ele, basta fazer o pareamento entre o celular e computador para transmitir o conteúdo da tela, de forma simples e rápida, com controles no próprio dispositivo.

Espelhar tela do celular ou computador e usar o Chromecast como projetor (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Além disso, a imagem é exibida em boa qualidade, dependendo da resolução do celular e da TV, e tem suporte para mostrar vídeos com áudio, fotos, tabelas e tudo o que estiver sendo mostrado no visor do smart, tela do navegador ou notebook.

Não precisa pagar nada extra

O valor do Chromecast é único: depois de comprar o usuário não precisa pagar pode pacotes de serviços ou assinaturas extras. Dentre as opções, há diversos apps gratuitos para transmitir vídeos, fotos e espelhar a tela do dispositivo. O YouTube também não tem custos para o streaming e basta apertar em um ícone para iniciar a transmissão completa, com áudio saindo na caixa de som da TV.

Chromecast tem preço único e não precisa de assinaturas mensais (Foto: Divulgação/Google)

Vários jogos na TV

Para os usuários que gostam de jogar em uma tela maior, o Chromecast pode ajudar nessa missão. O dongle permite espelhar ou transmitir via streaming o que está se passando no display do smartphone, com controles no próprio dispositivo. Há integração direta com apps como Just Dance Now, Big Web Quiz e Emoji Party.

Jogos na tela da TV usando o Chromecast, como o Just Dance Now (Foto: Divulgação/Just Dance)

Conclusão

O Chromecast é uma das melhores soluções de streaming disponíveis no mercado, com a vantagem de ser compacto, com configuração rápida, além de oferecer integração com dezenas de aplicativos úteis e compatibilidade ampla. O preço é mais em conta, se for comparar com concorrentes que oferecem streaming, como a Apple TV que custa a partir de R$ 330, no modelo de 3º Geração.

Para quem gosta de filmes, transmite apresentações em modo de “projetor”, gosta de colocar clipes de música e demais mídias de entretenimento na telona da TV, vale a pena o investimento do dongle do Google.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.