Com o verão brasileiro chegando, é comum começar a se preocupar com a onda de calor que deve se aproximar das regiões centro-oeste, sul e sudeste do país. Mas, e se você pudesse ter uma janela que deixasse passar a luz do sol, mas deixasse o calor do lado de fora? Essa é a proposta de um material desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, que usa nanocristais para controlar a intensidade e direção dos raios de sol que passam por um vidro especial.

Roupas 'smart' usam processadores da Intel para acessórios de esporte

Veja como a tecnologia funciona.

Material desenvolvido pela Universidade do Texas funciona como filtro para luz e calor (Foto: Divulgação/ACS Publications)

Os pesquisadores usam um sistema de dupla-camada de nanocristais responsáveis por filtrar a luz que passa pela janela. A parte externa facilita a passagem da luz visível, enquanto a segunda bloqueia unicamente a luz infravermelha, que transporta maior quantidade de calor. Para isso, o material utiliza uma espécie de choque na luz para separar as diferentes frequências e, assim, permitir somente a entrada de luz “fria”. Os criadores chamam a invenção de eletrocrômico – algo como cor eletrificada.

O desenvolvimento do material foi divulgado pela primeira vez em 2013, mas agora recebeu uma melhoria que já o permite ser aplicado em janelas como uma película. Com isso, também ganhou uma capacidade reversa que pode ser aplicada em locais de clima frio: no lugar do bloqueio de calor, janelas revestidas de nanocristais poderiam deixar a luz para fora e o máximo de calor para dentro do ambiente, operando como um aquecedor natural. Segundo os pesquisadores, o rendimento pode chegar a até 80% de bloqueio da luz visível, ou 90% do calor proveniente de infravermelho.

...

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no Fórum do TechTudo

O líder da equipe de pesquisa, Delia Milliron, acredita que sua invenção já é capaz de atender a demandas de preço e produtividade necessárias para entrar em comercialização, mas ainda não é previsão para que as películas de nanocristais sejam disponibilizadas no mercado.

Via Scientific American e ACS Publications



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.