Montar o home theater perfeito depende muito de posicioná-lo da forma correta. Cada componente – caixas de som, receptor, subwoofer e a própria TV – precisa estar no local adequado para garantir a melhor experiência em som e imagem. Confira as dicas a seguir e saiba instalar o home theater da melhor maneira possível, de acordo com o ambiente.

Lista reúne os Home Theaters com melhores preços da Samsung, Sony e LG

A distância entre o espectador e a TV é a primeira a ser considerada ao determinar a posição dos demais componentes na sala. Para isso, é preciso avaliar o tamanho do cômodo, bem como da televisão. Quanto menor o local, menor deverá ser a tela, a fim de garantir uma boa experiência visual.

Posicionar o home theater corretamente na sala é indispensável para boa qualidade de som e imagem (Foto: Divulgação/Rudnick)

Os displays Full HD possuem mais pixels que os HD em um mesmo espaço. É essa maior densidade de pixels que torna a qualidade da imagem melhor. É por isso, também, que a distância que a pessoa ficará da TV é diferente em monitores de 1920 x 1080 pixels ou de 1366 x 768 pixels, os dois mais usados em home theater.

A tabela abaixo mostra o espaço, em metros, que o observador deve estar do televisor, de acordo com a resolução e tamanho da tela. Antes de comprar a TV, meça sua sala e verifique qual a dimensão do monitor ideal para o cômodo que você tem.

Tabela mostra distância ideal do espectador para a TV (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Posicionando o home theater

Com todos os itens que formam o home theater à mão, é hora de posicioná-los. O sistema com configuração 5.1, o mais usado, requer que as duas caixas de som (A e A’) fiquem equidistantes e ligeiramente à frente da caixa central (B). Esta, por sua vez, deverá ficar exatamente na frente do espectador (C), que estará a 30º em relação às caixas.

Já as torres surround (D e D’) devem estar um pouco atrás do espectador, formando um ângulo de 110º em relação a ele. Se o ambiente permitir, coloque-as um pouco mais distantes do observador do que as caixas de som frontais estarão do alto-falante central. O esquema abaixo ilustra o posicionamento.

Disposição dos componentes do home theater com sistema 5.1 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Se você tem um home theater 7.1, precisará fazer alguns ajustes no esquema acima. Primeiramente, as caixas surround (D e D’) ficarão com uma angulação pouco menor em relação ao ponto B, a uns 100º. Então você posicionará as duas outras caixas (E e E’) a 140º do observador, de forma que elas fiquem razoavelmente atrás dos pontos D e D’. Observe o esboço a seguir.

Posição do home theater com configuração 7.1 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Em relação à altura, o ideal é que as caixas (A e A’; E e E’) fiquem na altura dos ouvidos de quem estiver sentado à fre

... nte da TV. Caso não seja possível, direcione-as neste sentido, quer estejam abaixo ou acima desta posição.

E o subwoofer?

Como já explicamos no TechTudo, o subwoofer serve para emitir os tons mais graves. Como esses sons não são direcionáveis, o subwoofer pode ser alojado em praticamente qualquer lugar do recinto.

Subwoofer pode ficar em praticamente qualquer local da sala (Foto: Divulgação/JBL)

No entanto, algumas regras precisam ser respeitadas para garantir que o som seja o melhor possível. O dispositivo precisa ficar no chão, e não em cima de qualquer móvel. A frequência baixa irá produzir vibrações no móvel, resultando em ruído. Ele também não deve ficar nem no centro de paredes paralelas, pois isso irá gerar eco, nem muito no canto da sala, que fará com que o som fique “abafado”.

Seguindo as dicas acima, você aproveitará todas as vantagens de ter um home theater em casa.

Home Theater com problema: é melhor comprar um novo ou arrumar? <b>Comente no Fórum do Techtudo</b>

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.