O Google está investindo esforços em um carro autônomo faz tempo, e agora tudo indica que a Apple também pode entrar nesse mercado em breve. Um suposto Apple Car, segundo o Wall Street Journal, poderia ser lançado em 2019 também com direção robótica, além de motor inteiramente movido a eletricidade. Conheça as informações sobre os projetos e veja qual deles se sai melhor. 

Apple dá desconto de até R$ 1,2 mil para estudantes; veja como conseguir

Design: Apple

A Apple tem um histórico muito mais bem-sucedido na fabricação de produtos com excelente design. Desde computadores, periféricos e smartphones até fones de ouvido, os produtos da maçã são referência de boa construção e desenho até para seus concorrentes, o que leva a crer que o mesmo poderá se manter em um possível Apple Car.

Apple Car deverá concorrer pelo melhor design com o Model S, da Tesla (Foto: Divulgação/Apple)

A tendência é que a empresa chefiada por Tim Cook bata de frente não com o modesto carro do Google em termos de design e marketing, mas com o Model S da Tesla, que tem altos índices de satisfação nos EUA e é pioneira na aplicação de motores elétricos em carros de alto desempenho. Os carros da Tesla têm uma aparência de encher os olhos, assim como deverá ser o Apple Car, se um dia chegar mesmo a ser fabricado.

Desempenho: Apple

Outro ponto que a Apple pode tentar copiar a Tesla é no desempenho, já que seus carros alcançam velocidades incríveis, de até 250 km/h, e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos na versão mais avançada do Model S. Para isso, a maçã vem tendo uma briga ferrenha por talentos da Tesla, tendo contratado dezenas de profissionais dali para um time que já teria cerca de 600 pessoas trabalhando no projeto do Apple Car.

Esse, por outro lado, não parece ser o foco do Google. Concentrada principalmente em criar tecnologias de reconhecimento espacial e automação, a empresa deve criar um veículo com foco em segurança e praticidade no lugar de motores potentes.

Autonomia: Google

Uma tecnologia nova de piloto automático avançado requer muitos testes, e o Google está muito à frente da Apple nesse quesito. Enquanto a dona do iPhone ainda estaria procurando por um local e analisando as condições burocráticas para fazer os seus testes, o Google já testa seu veículo pelas ruas de Austin, no Texas, e em Mountain View, na Califórnia.

Carro do Google tem foco na direção automática, sem volante para o motorista (Divulgação/ Google)

Prazo de lançamento

Os rumores recentes dão conta de um possível lançamento do carro da Apple em 2019, mas esse prazo pode ser agressivo demais até mesmo para a maior empresa do mundo. O projeto está, aparentemente, em estágio inicial, ao contrário do que ocorre no Google.

Apesar de ainda fazer parte do Google X, laboratório de tecnologias experimentais do Google, o carro autônomo é, segundo uma fonte que falou ao site Quartz, “um bom candidato” a ser desmembrado para uma nova empresa da Alphabet. Dessa forma, se você está em dúvida sobre qual carro chegará primeiro às ruas, esteja certo de que as chances são muito maiores para a dona do

... n class="semantica-autolink-topico-tip">Android.

Conectividade: Empate

Se duas empresas que lucram com usuários conectados criam seus próprios carros, é de se esperar que esses veículos tragam diversas vantagens para quem quer acessar a internet ao volante. Considerando que ambos deverão requerer menos atenção do motorista na rua, as chances são grandes de que Apple e Google Car tenham uma tonelada de recursos multimídia e assistência pessoal com Siri e Now, respectivamente. É claro, eles deverão trazer também compatibilidade completa com iPhone e Android, entre outros gadgets.

Versão mais recente do veículo autônomo do Google já anda pelas ruas de Mountain View, na Califórnia (Foto: Divulgação/ Google)

Conclusão

Ambos prometem muito, mas só poderão ser avaliados com calma quando estiverem nas ruas, em uso real. A verdade é que nem mesmo se sabe se Apple e Google sequer vão chegar a fabricá-los, já que é possível que criem somente conceitos de design para serem usados por fabricantes que já são do setor automotivo – especula-se que a Apple já teria tido conversas com a BMW nesse sentido.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.