O cabo USB é bem útil para os usuários, conectando ao computador diversos dispositivos, como HDs externos, câmeras e até smartphones. Para preservar o acessório e não precisar gastar dinheiro investindo em um novo, vale ficar atento para algumas dicas no dia a dia. Quer saber como?

Novo USB para ‘todos’ os formatos promete ‘aposentar’ os que você tem em casa

Então confira cinco orientações para fazer o cabo USB durar mais.

1) Não enrolar os cabos

A primeira dica é direcionada para a forma como o usuário guarda o cabo USB após usar. É importante não enrolar com muita força o acessório para que ele não pare de funcionar. Para entender melhor, o cabo USB é constituído, por dentro, com finos fios coloridos que fazem conexão entre o acessório e o dispositivo, sendo cada um responsável por uma ação. Então, caso enrole ou “embole” o cabo USB, um desses ligamentos pode arrebentar por dentro e o acessório perderá a utilidade ou apresentará erros durante o uso.

Evite enrolar os cabos depois de usar (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

2) Truque da mola para preservar o cabo

É comum que a base do cabo USB acabe entortando com o uso, dependendo do posicionamento do dispositivo conectado. Para evitar que isso acabe rompendo ou estragando o acessório, há uma dica barata e simples. Sabe aquelas molas que ficam por dentro das canetas? Basta enrolar com cuidado ao longo do cabo, para proteger esse espaço na base. Tome cuidado com as pontas do arame, para que não fique soltas e pronto: o truque vai ajudar a manter o cabo no lugar certo, sem tencionar demais.

Use uma mola de caneta para deixar a base do cabo USB mais fort (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

3) Proteja de líquidos ou materiais de limpeza

Para quem gosta de manter todos os acessórios limpos, é importante lembrar que os cabos USB também são sensíveis ao uso de álcool ou qualquer material de limpeza tradicional, que pode entrar no acessório e estragar. Prefira flanelas secas para apenas remover a poeira. O mesmo vale para qualquer tipo de líquido: plugar o cabo USB com as mão molhadas, deixar ele na mesa propenso a ser molhado com algum suco ou água.

Limpe o cabo USB com uma flanela seca (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

4) Evite desplugar demais

Com o tempo, é comum que o cabo USB acabe ficando mais desgastado ou até “alargado”, causando falhas durante o uso. E isso pode ser bastante incômodo. Uma das dicas básicas para evitar é não plugar e desplugar o acessório tanta frequência no computador ou qualquer dispositivo.

... muita frequência (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)" width="695" height="370">Evite plugar e desplugar o cabo USB com muita frequência (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Caso use um mouse com cabo USB ou HD externo com frequência, por exemplo, prefira colocar ele em uma das entradas que não precise ficar desconectando sempre. Também vale manter o cabo nativo de cada dispositivo, ao invés de ficar usando o mesmo repetidas vezes. Assim, você corre menos risco de ficar na mão quando precisar.

5) Não deixe o cabo jogado em bolsas ou mochilas

Pode parecer uma dica simples, mas mutias pessoas esquecem de colocar o cabo USB em alguma sacola ou caixa antes de carregar na bolsa ou mochila. Acontece que durante o transporte, pode entrar no acessório areia, ter atrito com chaves e demais detalhes que estragam o USB com o tempo.

Proteja o cabo USB antes de colocar na bolsa ou mochila (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Caso não tenha outro jeito, prefira manter o cabo separado dos outros objetos, em um dos bolsos da mochila, por exemplo. Um truque barato e simples é usar uma caixa antiga de óculos para colocar seus cabos e assim manter eles seguros e sem enrolar.

Pronto. Com algumas dicas simples é possível manter o seu cabo inteiro por mais tempo, sem se preocupar.

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.