O SSD é uma ótima maneira de aumentar o desempenho de seu PC e acelerar qualquer tarefa que exija acesso ao disco. Ele conta com diversas vantagens, como a ausência de partes móveis, as taxas de transferência, que são maiores e os tempos de acesso menores. Porém, é preciso analisar algumas coisas antes de comprar seu SSD. Veja abaixo:

SSD ‘ostentação’? Veja os modelos mais potentes disponíveis no Brasil

1. Capacidade de armazenamento 

Para quem deseja aumentar a capacidade de armazenamento e a rapidez do computador, o SSD é a melhor opção. O software tem capacidade para uma grande quantidade de dados e opera de maneira bem mais silenciosa e resistente que o HD.

O SSD T1, da Samsung, tem capacidade de 1 TB (Foto: Divulgação/Samsung).

Enquanto o HD usa pontos magnetizados da superfície de um disco para armazenar dados digitalizados, o SSD armazena os dados em células de memória flash. Isso permite que diferentes informações sejam apagadas ou escritas em uma mesma operação, isto é, o SSD permite que o conteúdo seja gravado ou regravado, sem a necessidade de motores ou agulhas de leitura e gravação, por exemplo.

Porém, antes de procurar um SSD com uma memória muito grande, considere bem o quanto de espaço você realmente precisa. Isso porque, você pode achar alguns híbridos de HD com SSD e armazenamento maior. Mas, se o que você busca é segurança e rapidez, o ideal é não dar tanta atenção para esses modelos.

Por fim, vale dizer que a capacidade de armazenamento está diretamente ligada ao uso que o usuário faz do computador. É necessário analisar o tamanho do sistema operacional com os programas instalados e aí, então, observar as necessidades futuras de armazenamento.

Toshiba acredita na chegada de SSDs de 128 terabytes no ano de 2018 (Foto: Divulgação/Toshiba)

2. Velocidade 

Por não possuírem partes mecânicas, os SSDs levam vantagem sobre os HDs. Porém, não adianta comprar um disco sólido rápido, se as outras partes do computador não estiverem respondendo bem, como, por exemplo, uma placa de vídeo fraca.

950 Pro é o primeiro SSD M.2 da Samsung a utilizar V-Nand (Foto: Divulgação/Samsung)

3. Longevidade

Apesar de normalmente ter um ciclo de vida maior que o HD, o SSD tem outras questões a se considerar quando se fala na vida útil do software. Um deles, é que este tipo de tecnologia é mais suscetível à problemas elétricos – como nos casos em que a energia acaba enquanto o aparelho está em uso.

Porém, esses discos sólidos são bem mais resistente à impactos do que os HDS e não correm tanto o risco de danificação com algum impacto. Além disso, os discos SSD não possuem partes internas móveis, o que faz com que as falhas mecânicas não sejam uma preocupação.

Vale dizer que os SSDs funcionam por uma memória flash, assim como pendrives e cartões de memória, e por isso têm uma vida útil limitada – variam de acordo com quantidade de ciclos de escrita. Segundo fabricantes, a vida útil de um SSD dura de 5 a 10 anos de uso intenso.

O SSD costuma ter uma performance melhor que a do HD (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

4. Performance

A performance é uma das grandes características dos SSDs, sendo incomparavelmente mais rápida que os HDs normais. Com os discos sólidos, o computador liga mais rápido e os arquivos podem ser transferidos até 10 vezes mais depressa.

Dicas para montar um PC Gamer compatível em 2015! Partici

... pe no Fórum do TechTudo.

Vale lembrar que a performance varia muito e vai depender do modelo do software, porém, ainda assim os SSDs costumam ter uma performance bem melhor do que os HDs.

SSD V300 de 120 Gb da Kingston (Foto: Divulgação/Kingston)

5. Compatibilidade

Antes de comprar um SSD, é preciso ficar bastante atento às especificações técnicas. Normalmente, esse tipo de tecnologia possui interfaces Sata, MSata, MicroSat a e M.2. Para não errar a compatibilidade, verifique a porta do seu PC.

Além disso, o tamanho e espessura também podem variar. A recomendação é verificar o site do fabricante ou as especificações do equipamento.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.