PlayStation 4 e Xbox One contam com lojas virtuais em que os usuários podem comprar diversos tipos de conteúdo, inclusive versões de todos os games lançados para os consoles em mídia física. O TechTudo preparou uma lista com as vantagens e desvantagens dos títulos disponibilizados em formato digital, baixados e instalados no HD dos aparelhos, que rodam sem a necessidade de disco. 

PS4 x Xbox One: veja a comparação entre os dois consoles da nova geração

Comprou seu novo console agora e está curioso para saber mais sobre mídias digitais, além dos prós e contras? Confira a seguir o guia comparativo dos formatos e tire suas próprias conclusões:

Mídia digital: veja as vantagens e desvantagens do formato no Xbox One e PS4 (Foto: Reprodução/Débora Magri)

Vantagens

Variedade

Basta acessar as lojas dos consoles para conferir nada menos do que a lista completa de jogos já lançados para os aparelhos. Os títulos também são bem organizados, e contam com imagens, vídeos e até versões de demonstração para ajudar na compra.

Grande variedade de títulos nas lojas digitais (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Preço acessível

Atualizadas constantemente, as lojas digitais dos consoles trazem várias promoções com jogos muito acessíveis. Não é raro encontrar jogos por um terço do valor visto em lojas, pagando em reais no cartão de crédito, ou por meio dos gift cards vendidos em lojas.

Comodidade

Alternar entre dezenas de títulos sem ter que levantar do sofá ou procurar por caixas e inserir discos no console é uma verdadeira benção. Com apenas alguns cliques, você estará nos menus, pronto para jogar.

Acessei seus títulos com facilidade (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Jogos protegidos

Quem nunca perdeu um game graças a riscos ou trincados? Com as mídias digitais todos os seus títulos estão totalmente protegidos, pois estão salvos com a sua conta, e também poderão ser baixados novamente, caso ocorra um problema no console ou você o tenha deletado por engano.

Desvantagens

Jogos digitais não podem ser vendidos ou emprestados (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Sem valor de revenda

Uma das maiores desvantagens das cópias digitais é a impossibilidade de revender jogos que o usuário já terminou ou não gostou muito.

Para você revender os games seria necessário abrir mão completamente da própria conta, com todas os saves, conquistas, amigos e nome de usuário.

Downloads podem ser demorados

Os downloads são bastante práticos, isso quando você tem acesso a uma boa velocidade de Internet. Títulos médios passam facilmente dos 30 GB, e demoram uma eternidade para serem baixados em conexões mais modestas. Isso sem falar nos casos de arquivos corrompidos e downloads interrompidos insistentemente.

Downloads sofrem com conexões lentas (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Sem caixa/manuais

Mesmo com todas as vantagens e valor reduzido, alguns jogadores simplesmente não conseguem se desapegar das caixinhas e manuais exclusivos dos jog

... os em disco. Dessa forma, é mais fácil “ostentar” alguma coleção, que pode até ser usada como bela decoração.
Caixas e manuais são exclusividade dos jogos em discos (Foto: Reprodução/Konami)

Impossível emprestar

Com a popularização das mídias digitais, a tradição de emprestar games para os amigos sofreu um duro impacto. É possível até fazer login em contas diferentes, no entanto, o sistema não é nada prático, e muito limitado para evitar múltiplos consoles em um mesmo perfil da Xbox Live ou PSN.

Já se decidiu entre Xbox One ou Playstation 4? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.