O sonho de aumentar o tempo de uso de baterias é perseguido constantemente por várias fabricantes em todo o mundo. A Microsoft, por exemplo, estuda um sistema que, ao contrário de ouras empresas, está focado em um dispositivo inteligente que gerencia seu gasto de energia através de software, reduzindo o consumo de acordo com a necessidade.

Bateria com vida útil ‘infinita’ é desenvolvida por Samsung e MIT

O sistema seria composto de vários tipos de baterias diferentes e o programa seria capaz de aprender com os hábitos do usuário.

Projeto da Microsoft quer aumentar a vida útil das baterias de notebooks (Foto: Divulgação/Microsoft)

Os sistemas modernos são compostos de várias baterias desenhadas para funcionar da mesma forma e o controle de como esta energia é usado é feito diretamente pelo hardware. A proposta da Microsoft é que os equipamentos possuam vários tipos de bateria diferentes, cada uma voltada para uma para uma tarefa específica.

Isto é possível por que várias tecnologias de recarga usam compostos químicos diferentes e que possuem características distintas, tais como tempo de recarga, potência e eficiência. Por isso, algumas baterias são melhores para a navegação na Internet, enquanto outras são mais úteis para jogos.

“Todo mundo quer uma bateria melhor e as de íon de lítio são geralmente boas, mas não atendem a todas as nossas necessidades”, diz a engenheira sênior do Surface, Julia Meinershagen.

Proposta da Microsoft faz com que baterias sejam gerenciadas no sistema operacional (Foto: Divulgação/Microsoft)

O periférico seria gerenciado por um software ligado ao sistema operacional e equipado de tecnologias de aprendizado de máquinas, capaz de aprender de acordo com a forma que o usuário usa o dispositivo.

Usar o smart enquanto carre

... ga a bateria estraga o aparelho? Descubra no Fórum do TechTudo.

Isto garante que apenas um tipo de periférico possa ser usado por pessoas diferentes. “Até mesmo a otimização é personalizada de acordo com as necessidades do usuário”, explica o pesquisador Anirudh Badam.

Uma vez que o sistema aprenda os hábitos do dono, ele passa a gerenciar a quantidade de energia disponível para cada tarefa, garantindo que ele não fique sem bateria em horários em que estaria longe de um carregador.

Via Microsoft e WinBeta



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.