Se você usa a internet há algum tempo é bem provável que já tenha passado por algum problema de DNS. Nestes casos, a solução mais comum é mudar os servidores DNS que sua máquina usa, definindo manualmente o DNS primário e secundário. Mas, qual a diferença entre DNS primário e secundário? Podemos escolher quando usar cada um?

O que é DNS? Confira no TechTudo.

Antes de sabermos a resposta a essas perguntas, temos de entender primeiro certos aspectos do funcionamento de uma rede de computadores, em especial, os servidores DNS.

DNS (Domain Name System)

O protocolo DNS revolucionou a maneira como utilizamos a internet, possibilitando uma acessibilidade muito maior aos usuarios (Foto:Reprodução/jcnet)

Em uma rede de computadores, como a internet, cada máquina possui dois endereços. Um é o endereço físico, que é definido pela placa de rede. O outro, é o endereço lógico, definido pelo protocolo de rede que está sendo utilizado no momento. O mais comum é o TCP/IP. Se o sistema de endereçamento que estiver sendo utilizado, por exemplo, for o IPv4, cada máquina terá um endereço lógico no formato “a.b.c.d”, onde cada letra é um número de oito bits, variando de 0 a 255.

Os endereços lógicos são também chamados de endereços IP. Suponhamos que o computador que hospede o TechTudo na internet, possua o endereço IP 200.123.123.7, por exemplo. Para você acessar o TechTudo do seu computador, seria necessário digitar o endereço IP dele no navegador, no caso 200.123.123.7. Agora, pergunte-se: é mais fácil memorizar “www.techtudo.com.br” ou “200.123.123.7”? Logicamente, um nome que conhecemos é muito mais fácil de memorizar.

Checando o endereço IP do TechTudo (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Assim, para facilitar as coisas, foram criados os servidores DNS. Explicando de uma maneira bem simplista, os servidores DNS armazenam uma tabela com o endereço IP dos sites e seu respectivo nome. No caso do TechTudo, seria o nome “http://www.techtudo.com.br” correspondendo ao endereço “200.123.123.7”. Desta forma, sempre que alguém digitar o endereço “techtudo.com.br” na barra de URL, o servidor DNS vai procurar em sua tabela o endereço IP correspondente àquele nome. Só depois de feita esta verificação é que você é redirecionado efetivamente para o site.

Por que minha internet está caindo? Confira no Fórum do TechTudo

DNS primário e secundário

Nas configurações de rede de seu computador, você pode usar dois servidores DNS, o primário e o secundário. Quando você tentar se conectar a um site, o sistema tentará primeiro converter a URL amigável digitada num endereço IP no servidor DNS p

... rimário. Se este servidor falhar ou estiver em manutenção, ele vai tentar no DNS secundário. Se o secundário também não contiver o endereço IP do servidor do site que você está tentando acessar, então você verá uma mensagem de erro em seu navegador.
Configurando o servidor DNS primário e secundário (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Em outras palavras, você usa dois servidores DNS apenas como redundância, uma segurança a mais. No caso de um deles falhar, há o secundário, que pode evitar que você fique sem acesso.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.