A Nest desenvolveu um novo tipo de rede sem fio para ser usada em dispositivos smart usados em lares compatíveis com os produtos da empresa. Batizada de Weave, a rede permite que aparelhos que não possuem conectividade Wi-Fi sejam integrados dentro da plataforma sem muita dificuldade.

Barbeador ‘smart’ a laser que não é descartável faz sucesso na Internet

A iniciativa da Nest, que pertence ao Google, coloca uma opção para desenvolvedores e consumidores à plataforma da HomeKit, criada pela Apple, e que deve chegar ao mercado nos próximos meses. Enquanto o formato do HomeKit prevê exclusividade de uso em dispositivos iOS e um controle mais estrito do desenvolvimento de aplicações, o Weave funciona com Android e iOS.

Dispositivos com o selo "Works with Nest" são compatíveis com a rede Weave (Foto: Divulgação/Nest)

Um aspecto interessante da rede criada pela Nest é que ela desobriga o uso de Internet para manter os dispositivos smart conectados a um hub de controle. Hoje, por exemplo, quem usa um termostato inteligente em casa, ou uma fechadura smart, precisa que esses aparelhos se conectem à Internet para que ele funcione corretamente.

Com o Weave, isso não será necessário, já que os próprios dispositivos se comunicarão entre si, distribuindo a rede como se fossem cada um deles uma pequena antena repetidora. Segundo a Nest, quanto mais aparelhos compatíveis com o Weave você tiver em casa, maior será a sua rede.

O que ainda precisa ser inventado no mu

... ndo da tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo

Outra vantagem do uso desse tipo de rede sem fio para conectar dispositivos em específico é garantir o funcionamento da casa repleta de aparelhos com Internet mesmo que o a conexão à rede esteja fora do ar. Com o Weave, os dispositivos trocam dados entre si e mantem a rotina de funcionamento, mesmo que você esteja sem Internet.

Via Nest, Fortune e Android Central



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.