O WhatsApp tem um recurso para fazer backup de vídeos, fotos e mensagens no Google Drive. A ferramenta, disponível para Android, está integrada na versão mais recente do mensageiro, 2.12.306, e permite manter as mídias na nuvem, caso precise formatar o smartphone ou tenha perdido o aparelho.

WhatsApp para iPhone ganha mensagem sinalizada; saiba como usar estrelinha

Você pode personalizar as configurações pelo aplicativo, regulando o espaço de tempo do backup das mídias, além de adicionar os vídeos pessoais trocados pelo mensageiro. Confira no tutorial como baixar e acessar a ferramenta.

WhatsApp: veja como fazer backup de mídia para o Google Drive (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Passo 1. Enquanto a atualização não chega na Google Play Store, é necessário baixar a versão mais atualizada da APK do WhatsApp para acessar o recurso. Entre no site oficial do WhatsApp para Android e toque em “Download Now”. Ao abrir a APK, será necessário permitir a instalação: clique em “Configurações”. Depois, marque a caixa de texto ao lado de “Fontes desconhecidas”. Caso necessário, confirme em “Ok”;

Baixe a versão mais recente do WhatsApp no Android e instale (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione a aba “Tudo” e depois confirme em “Instalar”. Quando terminar o processo, toque em “Abrir”;

Selecione a aba de Tudo e conclua a instalação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Quando o WhatsApp for aberto, toque no menu do topo e selecione “Configurações”. Em seguida, escolha a opção “Conversas e chamadas”, e, por fim, toque em “Backup de conversas”;

Acesse as configurações do WhatsApp pelo Android e encontre o item de Backup (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Note na descrição que agora, além de mensagens, serão salvos arquivos de mídia no Google Drive, ou seja, fotos e vídeos. Para configurar, selecione “Fazer Backup para o Google Drive” e marque a frequência que deseja fazer o procedimento. Depois em “Conta”, selecione com q

... ual login do Google deseja realizar o procedimento. Confirme em “Ok”;
Inicie a configuração do backup de mídias e conversas para o Google Drive (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. No item “Fazer backup em”, selecione se deseja usar apenas a rede Wi-Fi para fazer esse envio ou gastar também o plano 3G ou 4G. Marque a opção que preferir;

Ajuste para fazer o backup pela rede Wi-Fi ou usando também os dados móveis do celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Escolha a caixa de texto ao lado de “Incluir vídeos” para enviar o tipo de mídia também para o Google Drive. Por fim, toque em “Fazer backup” para enviar o conteúdo para a nuvem. Perceba que o backup será iniciado, mostrando o tamanho total de mídias e conversas.

Ative o backup de vídeos no WhatsApp e realize o primeiro envio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. O mensageiro fará o backup das mídias automaticamente no período de tempo configurado. Toda vez que precisar formatar o smartphone, os arquivos poderão ser recuperados pelo Google Drive para o WhatsApp.

Como remover o "Visto pela última vez" do WhatsApp? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.