O iPhone 4S é o quinto smartphone da Apple, lançado no Brasil em 2011. Disponível nas cores branco e preto, o smartphone ainda pode ser encontrado em lojas online – com versões de 8 GB, 16 GB, 32 GB e 64 GB. Com preço a partir de R$ 899, ele é  uma alternativa mais acessível do aparelho da Apple.

Aniversário do iPhone: veja curiosidades sobre os 8 anos do smartphone

Apesar disso, por causa da procura, o celular se tornou muito pirateado. É preciso ter cuidado antes de cair na tentação dos ótimos preços. Para não ser enganado, confira uma lista de dicas para garantir que o iPhone 4S é mesmo original.

Confira as dicas para saber se o iPhone 4S é original (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1. App Store e iTunes

Uma maneira bastante efetiva de identificar um iPhone original é acessar o iTunes ou a App Store. Se você escolheu a primeira opção, tente sincronizar o smart através de um MacBook ou PC. O programa só mostrará dados do aparelho, como músicas, fotos e outros conteúdos, se o gadget for original. No entanto, certifique-se de que tanto o iTunes quanto o iOS estejam na versão mais recente.

Se você não tiver acesso a um computador, verifique a loja de apps do iPhone. Dentro do serviço, faça o teste de baixar aplicativos. Se o download carregar sem erros ou travamentos, assim como depois de baixado, o seu dispositivo, provavelmente, é original. 

2. “Assembled in China”

Quando o iPhone é original, ele vem escrito "Assembled in China" (Foto: Divulgação/ Apple)

Por mais irônico que pareça, o iPhone original é feito na China. Isso pode confundir muitos usuários leigos, uma vez que os dispositivos falsos muitas vezes vêm com a frase “Made in America”. Com isso, uma pista é olhar o que está escrito na parte traseira do aparelho. Se for “Assembled in China”, esse é um indício de que o telefone é verdadeiro.

3. Fale com a Siri

Teste a Siri para ver se ela funciona direitinho (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

O seu iPhone 4S tem a famosa assistente virtual da Apple? Então há grandes chances dele ser original. Vale a pena testar a Siri, afinal poucas imitações do smartphone vêm acompanhadas do serviço de voz. Mas é importante lembrar que isso nem sempre é garantia de que o gadget é verdadeiro. 

4. A maçã no início

Veja se o aparelho mostra a tela preta quando liga (Foto: Divulgação)

Todo iPhone original, sem exceções, apresenta a logo da fabricante ao ligar: a famosa maçã. Por isso, uma dica para verificar se o aparelho é ori

... ginal é desligar e ligar novamente. Fique atento para perceber se o símbolo da Apple vai aparecer e se o fundo é preto. Falsificações do smartphone costumam não ter essa etapa ou têm fundos acinzentados.

5. Preço

Ver o iPhone 4S por preços baixos acontece com frequência e pode encantar os clientes. Às vezes, isso pode significar um bom negócio, mas, geralmente, há algo errado. A dica é sempre desconfiar de valores muito baratos, pois esses podem ser sinais de que se trata de um dispositivo pirata. Vale a pena ficar sempre alerta com negócios bons demais.

6. Confira o número de série

Visualizando o número de série de um dispositivo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Se você ainda tiver dúvidas sobre o iPhone 4S, sempre confira o número de série do celular. Para isso, vá em "Ajustes" > "Geral" > "Sobre". Procure pelo número de série do dispositivo. Copie o número e cole-o no site oficial da Apple para verificar se ele é mesmo verdadeiro.

7. Apps nativos: ruim com eles, pior sem eles

Faça o teste nos apps nativos do aparelho e veja se eles respondem bem (Foto: Divulgação/ Apple)

Muitos usuários reclamam dos apps nativos no iPhone. Isso porque são obrigatórios e não podem ser excluídos. Esses programas, porém, são uma boa maneira de confirmar se o smart é original. Antes de comprar um 4S, confira os softwares nativos, como calculadora, ajustes, App Store, gravador de voz, tempo, música e outros. Caso todos estejam presentes, faça testes em cada um e veja o desempenho. Se o funcionamento for bom, seu gadget deve ser original. 

O que vocês esperam do próximo iPhone? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.