A ideia de ter uma câmera de bolso com sensor full frame se tornou realidade com a nova Sony RX1R II, que permite fotos de até 42,4 megapixels, graças ao uso do CMOS presente Exmor R, usado na A7R II, câmera profissional maior e mais cara. Embora permaneça na categoria de compacta, a RX1R tem tecnologia suficiente para não deixar o usuário na mão.

Nova câmera da Sony para fotografia digital tem zoom de até 100x e Wi-Fi

Exemplo disso, além do uso do sensor de alta qualidade, é a presença do viewfinder retratil de OLED de alta resolução. Outra novidade, inédita em câmeras compactas do gênero, segundo a Sony, é um filtro personalizável, que pode ser acionado ou desligado conforma a necessidade.

Câmera de bolso tem sensor CMOS full-frame e recursos bastante avançados (Foto: Divulgação/Sony)

O filtro OLPF serve para evitar que artefatos surjam nas fotografias, mas dependendo da situação, sua atuação pode comprometer a imagem que o fotógrafo busca obter. Por esse motivo, é possível desligar o filtro, o que pode contribuir para imagens com aspecto mais definido.

O uso do CMOS de câmera grande criou desafios para os engenheiros da Sony, que precisaram inovar no desenho da câmera para que o chip coubesse no dispositivo. O resultado é que o sensor é fisicamente acoplado à lente fixa da câmera, um recurso de design que, no fim das contas, tem o efeito positivo de alargar os ângulos pelos quais a luz pode ser capturada pela câmera.

Qual câmera semi profissional com regulagem comprar? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.

Outra vantagem do design é que o obturador da câmera acabou deslocado para a lente. O resultado disso é que a RX1R II é compacta o suficiente para caber em um bolso mais largo e atingir velocidades de 1/2000 na hora do disparo sincronizado com flash.

Apesar de toda a tecnologia, a câmera da Sony não é capaz de gravar vídeos em 4K. O limite nesse modo de uso é gravaç�

... �o a 60 quadros por segundo de vídeo em 1080p.

Mesmo com tecnologia de ponta ao formato de câmeras de bolso, normalmente encaradas como amadoras e, em alguns casos, inferiores ao que smartphones já são capazes de fazer, a RX1R II não será tão acessível como as outras opções nesse nicho de mercado. Com previsão de entrar em comercialização nos Estados Unidos durante o mês que vem, a câmera custará US$ 3.300 (R$ 12.500, em conversão direta).

Via Sony e Wired

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.