Liberar memória pode ser útil para rodar aplicativos pesados e jogos sem deixar o computador lento ou travando. A dica é especialmente útil para quem possui uma máquina com pouca RAM disponível. Se esse é o seu caso, siga os passos e aprenda a descobrir quais aplicativos estão consumindo mais memória em seu Mac e veja como finalizá-los para liberar RAM e “desafogar” o seu computador.

O que é memória RAM e qual é sua função?

Identifique os vilões

Para otimizar o resultado, você deve priorizar os aplicativos que estão consumindo mais memória RAM em seu Mac. O sistema da Apple conta com um utilitário integrado que permite descobrir isso facilmente. Veja como usá-lo.

Passo 1. Abra o “Monitor de Atividade”. Ele pode ser localizado em “Utilitários”, na pasta de aplicativos, ou através do Spotlight. Nesse caso, basta pressionar “command + espaço” ou clicar sobre a lupa, no canto superior direito da tela, e digitar “monitor” (sem aspas);

Abra o monitor de atividades do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela do Monitor de Atividade, abra a aba “Memória” e clique sobre a coluna de mesmo nome para ordenar os aplicativos por consumo de RAM. Os primeiros da lista são os que estão gastando mais e memória e, portanto, devem ser priorizados;

Classificando aplicativos por uso da RAM (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Encerrando aplicativos

Agora que você já sabe quais aplicativos estão consumindo mais RAM em seu Mac, basta finalizá-los para liberar memória para outros apps e jogos. Para isso, confira as dicas abaixo.

Passo 3. Abra a janela do aplicativo que você quer finalizar e pressione as teclas de atalho “command + q”. Você também pode acessar o menu com o nome do aplicativo e clicar em “Quit” ou “Encerrar”, dependendo do idioma do app;

Encerrando aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Caso o aplicativo não tenha nenhuma janela, é provável que ele esteja aberto e sendo executado em segundo plano. Para finalizá-lo, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do app, na Dock, e clique em “Encerrar”.

... class="foto componente-conteudo"> Finalizando aplicativo em segundo plano (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essas dicas, você conseguirá liberar memória RAM em seu Mac para rodar aplicativos pesados ou jogos sem precisar reiniciar.

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.