A série De Volta para o Futuro, um dos grandes sucessos dos anos 1980, completa 30 anos em 2015. Além de ter se tornado uma das sagas mais cultuadas da indústria cinematográfica, a aventura de Marty McFly e Dr. Brown rendeu bons games para mais de 15 plataformas distintas. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com os títulos que melhor representam a comédia de ficção científica. Confira:

Back to the Future: The Game ganha edição comemorativa nos consoles

Back to the Future: The Game (Consoles e PC – 2015)

Lançado originalmente para Xbox 360, PlayStation 3, PC e dispositivos móveis, Back to the Future: The Game chegou ao PS4 e Xbox One recentemente em edição comemorativa aos 30 anos da franquia. Desenvolvido pela Telltale Games, o jogo em formato episódico apresenta uma historia original produzida por Bob Gale, o mesmo produtor dos filmes.

Relembre melhores jogos de De Volta para o Futuro (Foto: Divulgação/Telltale)

Assim como todo jogo da Telltale, Back to the Future: The Game apresenta mecânicas point-and-click variáveis de acordo com as ações do jogador. Os dubladores do filme emprestam suas vozes aos personagens, o que confere um clima nostálgico ao jogo. Embora o tempo de duração de cada capítulo seja relativamente curto, o fator nostalgia contribui para torná-lo um ótimo jogo.

Super Back to the Future II (Super Famicom – 1993)

Considerado por muitos entusiastas como um dos melhores games da série, Super Back to the Future foi lançado apenas no Japão para o Super Famicom (Super Nintendo japonês). Trata-se de um jogo 2D com visão lateral, no qual o protagonista Marty ultrapassa obstáculos e encara chefões sobre um “hoverboard”.

Super Back to the Future II foi lançado para o Super Famicom em 1993 (Foto: Reprodução/YouTube)

Apesar de apresentar uma proposta de gameplay bastante simples, Super Back to the Future II exige habilidades precisas no controle. Desenvolvido pela Daft e publicado pela extinta divisão de jogos da Toshiba, o título exclusivo do Japão foi baseado na trama do segundo longa-metragem.

Back to the Future Part III (Mega Drive – 1991)

Diferentemente do fracasso de Back to the Future Part II & III, de Super Nintendo, considerado um dos piores games baseados em obras cinematográficas, Back to the Future Part III recebeu críticas positivas da mídia especializada ao aliar mecânicas de jogos de plataforma com shooter.

Back to the Future Part III foi lançado para Mega Drive em 1991 (Foto: Reprodução/YouTube)

O game foi lançado para consoles e computadores caseiros em 1991, mas ganhou destaque maior nas plataformas da Sega. Por mais que a jogatina dure apenas 4 níveis, o que o torna bem curt

... o, não há como negar que o jogo é divertido e extremamente desafiador.

Back to the Future (Commodore 64 – 1985)

Back to the Future chegou junto com o primeiro filme em 1985 para acompanhar o estrondoso sucesso nos cinemas. Com o visual pixelado característico dos jogos da época e mecânica arcade cadenciada, o título ficou marcado na história por ser o primeiro a trazer o universo de Marty McFly para a indústria dos videogames.

Back to the Future chegou ao Commodore em 1985 (Foto: Reprodução/YouTube)

Os desenvolvedores tiveram pouco tempo para trabalhar no projeto, justamente para que ele fosse lançado junto com o filme. Mesmo com uma qualidade questionável, o trabalho do estúdio Software Images merece ser aplaudido de pé, pois mesmo sem muitos recursos tecnológicos à disposição ele conseguiu entregar uma experiência fiel ao longa-metragem.

Quais os games com melhor história? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.