Google Now para Android permite usar a voz para realizar tarefas com o smartphone. O reconhecimento de voz do aplicativo é eficiente e muito ágil, entregando resultados instantâneos mesmo quando a conexão com a Internet não é tão rápida. Basta usar os comandos certos.

Google Now pode ganhar comandos offline para controlar o smartphone

O app facilita a vida do usuário ao dispensar o uso do teclado em tarefas do dia a dia, até mesmo em smartphones baratos, desde que rodem pelo menos o Android 4.1. Confira uma lista com 11 comandos de voz para aproveitar ao máximo o Google Now.

Conheça os melhores comandos para facilitar a sua vida com o Google Now (Foto: Divulgação/Google)

Alarmes

Defina alarmes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

“Definir alarme para sete da manhã” é um comando que ativa o alarme para a hora desejada. Lembre-se sempre de definir o período do dia, se é manhã, tarde ou noite. Caso contrário, o Android poderá entender errado e marcará o alerta para dentro de sete horas, e não às 7h, por exemplo.

Variações como “Acordar às sete da manhã”, “Acordar-me às sete da manhã” ou “Definir alarme para toda sexta-feira às sete horas da manhã” também são aceitas.

Lembretes

“Lembre-me de ligar para o João às 18h” irá gravar um lembrete no Google Now e no Google Inbox, mas não irá criar um lembrete no Google Keep. Esse é talvez o recurso mais útil do Now, aceitando também variações como “Lembrar de”, sempre seguido do conteúdo do lembrete e do horário.

“Lembrar de enviar e-mail para João quando chegar em casa” também é outra forma útil de marcar um alerta no celular, que nesse caso será ativado não em um horário, mas em um local especifico – certifique-se de que o endereço de sua residência está marcado no Maps, e que os serviços de localização do smartphone estão ativados.

Eventos

Programe eventos no calendário (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

“Criar um evento na agenda” é um comando que, seguido das informações corretas, cria um evento completo na agenda do smartphone e deixa tudo sincronizado com a nuvem. Use também frases como “reunião de planejamento anual no dia 5 de novembro às 5 da tarde” e você terá informado data e horário do compromisso, sem precisar dizer o comando “Criar um evento na agenda”.

Ligações

“Ligar para” ou “Chamar” são comandos que fazem o seu Android iniciar uma ligação para o contato informado logo em seguida. Se você quiser ligar para um Pedro, por exemplo, o Now irá lhe oferecer uma lista de Pedros que constam na sua agenda, caso haja mais de um. O app também pergunta qual número do contato você pretende usar, caso tenha celular e residencial cadastrados, por exemplo.

Mensagens de texto

... -conteudo"> Envie mensagens de texto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O comando “enviar mensagem para” envia uma mensagem SMS cujo conteúdo é aquilo que o usuário diz logo depois. Por exemplo, se você disser “Enviar uma mensagem para Jorge. Vamos ao cinema hoje?”, o Google Now irá interpretar a primeira frase como comando e a segunda como o conteúdo da mensagem.

E-mail

O e-mail funciona de forma parecida, mas como existe o campo de assunto, a frase de ativação fica um pouco diferente. Diga frases como “Enviar e-mail para Pedro com o assunto Casamento. Caro amigo, estou ansioso pelo seu casamento e espero que sejam muito felizes, ponto final” para enviar uma mensagem completa. Lembre-se de dar pausas na fala entre o assunto e a mensagem para o app entender que deve separar as frases.

Previsão do tempo

Saiba a previsão do tempo de qualquer cidade (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual o seu sistema operacional favorito? Comente no Fórum do TechTudo<b></b>

Ao dizer “Vai chover hoje?” ou “Qual é a previsão do tempo para amanhã de manhã?”, o Now exibe a resposta em cards direto na tela. Vale dizer que o comando também funciona para outras cidades, bastando indicá-las no fim de cada frase.

Busca de rotas

O comando “Navegar até”, seguido do endereço para onde se quer deslocar, faz o Google Now abrir imediatamente o Maps para mostrar rotas com o tempo de viagem mais curto. O mesmo ocorre quando se diz a frase “Como chegar até”, seguido também pelo destino, que pode ser não só um endereço, mas um ponto turístico conhecido, como a Praça da Sé em São Paulo.

Busca de estabelecimentos comerciais

Já o comando “Onde fica” promete ser útil para abrir o Maps e visualizar uma lista de estabelecimentos próximos, com variações como “Onde fica o hospital mais próximo” ou “Lista de restaurantes italianos próximos”.

Cálculos

Faça cálculos simples (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Praticamente qualquer cálculo simples pode ser feito com a voz. Basta dizer algo como “32 dividido por 8, vezes 4, multiplicado por 18” e você terá o resultado na tela em poucos segundos. Dependendo da ordem que você disser, o cálculo pode não sair certo, por isso o recurso é mais efetivo para operações menores.

Informações gerais

Faça perguntas sobre pessoas conhecidas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Tudo o que você disser ao Google vai gerar uma resposta, nem que seja uma página na web com ela. Mas, dependendo de qual informação deseja saber, é possível ter a resposta pronta em um card na tela, e ainda ter a informação dita em voz alta.

Funcionam perguntas como “Onde fulano nasceu?” ou “Quantos anos tem fulano?”, e até “Quem é fulano”. A única coisa que você deve estar atento é que a pessoa sobre a qual você pede informações deve se tratar de alguém conhecido, como um artista ou político.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.