Um estudo identificou os seis malwares mais encontrados nos computadores da Apple, entre eles alguns Cavalos de Tróia, que podem dar acesso completo ao Macbook da vítima. Considerado um sistema operacional seguro, o Mac OS recebeu o primeiro vírus para firmware em agosto e no começo de outubro diversos usuários relataram casos de invasão.

Mac OS: seis funções que fazem o sistema da Apple superar o Windows

Confira a lista completa dos vírus mais comuns no OS X e veja um levantamento sobre a segurança no computador da Apple. De acordo com as empresas Bit 9 e Carbon Black, especialistas em segurança, as invasões em Macs atingiram um recorde histórico em 2015. 

OS X têm recorde histórico de ocorrências de novos malwares em 2015 (Foto: Divulgação/Apple)

1) Lamadal - Cavalo de Tróia se instala no Mac a partir de uma vulnerabilidade do Java.

2) Kltm - Permite que invasores rodem comandos em computadores infectados.

3) Hackback - Permite acesso a comandos no computador infectado.

4) LaoShu - Spam disseminado via e-mails.

5) Appetite - Cavalo de Tróia desenvolvido para infectar máquinas de governos e grandes empresas.

6) Coin Thief - Rouba credenciais de bitcoins a partir de versões hackeadas do jogo Angry Birds.

Recorde negativo

O ano de 2015 ainda não acabou, mas já marca um registro negativo para o OS X. O número de vírus do tipo malware identificado na plataforma da Apple atingiu um recorde histórico, com um total de 948 instâncias encontradas. Para comparação, entre 2010 e 2014, foram 180 episódios.

O estudo se concentrou em um período de 10 semanas estudando um volume de 1.400 amostras de malwares, das quais as seis citadas anteriormente foram as mais comuns. 

...

OS X é inseguro?

O sistema operacional da Apple tem se tornado um alvo mais interessante para criminosos digitais, mas vale lembrar que a disseminação de vírus na plataforma é ainda muito menor, se comparada ao Windows.

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo.

Via BGR



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.