SOMA é o mais novo lançamento da Frictional Games, empresa criadora de Amnesia: The Dark Descent para PC e PS4. No game, o jogador controla Simon Jarrett, um jovem que sofreu um grave acidente de carro e passa por um tratamento médico para se curar. Neste tutorial, aprenda a jogar SOMA:

Confira o review completo de SOMA

No jogo, o jovem é submetido a experimentos que fazem com que ele acorde em uma base submarina em um futuro pós-apocalíptico. Agora, Simon precisa não só descobrir como chegou até ali, como também o motivo daquilo tudo, ao mesmo tempo em que evita e foge de criaturas sombrias espalhadas pelas bases.

Não se engane: nenhum lugar é seguro em SOMA (Foto: Divulgação/Frictional Games)

Onde consigo o jogo?

SOMA é um jogo lançado para PC e Playstation 4 e é distribuído exclusivamente online. Para computadores, o jogo pode ser adquirido através da Steam, GOG ou Humble Bundle, sendo totalmente compatível com Windows, Mac e Linux. Já para o console da Sony, o game pode ser adquirido facilmente através da loja virtual do PlayStation. Após comprar o jogo, basta baixá-lo e instalá-lo normalmente.

Telas e Menus

Em sua versão para PC, SOMA possui uma game maior de menus em relação ao PlayStation 4. Ao abrir o jogo pela primeira vez, o primeiro passo será configurar o nível de gama de sua tela para melhor experiência em jogo. Após isso, são mostrados os seguintes menus:

SOMA: menu 'Opções' permite ao jogador alterar as configurações do jogo (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)
Nome do Menu Função
Continuar Inicia a campanha a partir do último jogo salvo
Novo Jogo Inicia um novo jogo
Carregar Jogo Permite ao jogador recomeçar a partida a partir de um jogo salvo
Opções Possibilita alterar as configurações do jogo, como áudio, vídeo e controles
Sair Encerra o jogo

Na versão para PC, o jogador pode realizar diversas alterações na configuração do jogo a partir do menu "Opções", como alterar o idioma do jogo, habilitar ou desabilitar efeitos de distorção, habilitar dicas, modificar gráficos, dentre muitas outras funções.

Controles

A jogabilidade de SOMA é muit

... o simples e intuitiva. Serão necessários apenas alguns minutos para se acostumar com sua mecânica. O título conta com quatro comandos para se movimentar; dois para se inclinar para direita e esquerda; um para saltar, agachar e correr; além de comandos para interagir, cancelar interações, acender lanterna e abrir inventários.
SOMA: explore todas as áreas do mapa do jogo. Muitos objetivos estão quase ocultos no cenário (Foto: Reprodução/Gamersyde)

Utilize a fluida mecânica de SOMA para localizar rapidamente esconderijos. Aproveite para encontrar bons lugares seguros ao adentrar em um novo território e colete o máximo de itens e informações que puder.

Primeiros passos em SOMA

SOMA é um jogo com uma história profunda e um excelente design de jogo. Aproveite os vários momentos tranquilos – em especial no começo da campanha – para aprender e coletar todas as informações possíveis sobre Simon e o mundo no qual ele está inserido

Não se acanhe em explorar todos os cômodos de um local, abrir gavetas, revirar lixeiras, remover caixas e olhar fotos: certamente você encontrará muitas informações úteis que lhe fará entender o que está ocorrendo.

Soma é um game de terror para PS4 e PC (Foto: Divulgação/Frictional Games)

Contudo, SOMA não é um passeio no bosque: haverá muitos momentos tensos onde você deverá evitar e fugir de criaturas sombrias que estão espalhadas pelas bases. Há criaturas que carregam consigo uma forte luz através de lanternas, que são atraídas por movimentos bruscos, como se locomover à sua frente; já outras criaturas são atraídas por sons e passos, mas quase todas podem ser despistadas se você ficar parado e não olhar diretamente para elas quando se aproximarem. Não se esqueça deste conselho: ele será crucial para sua sobrevivência.

Atente-se aos detalhes. Muitos dos objetivos essenciais para a continuação do jogo são mostrados algumas vezes de forma bem sutil, como a frequência de uma antena de comunicação ou uma senha anotada em uma folha de papel.

Qual o melhor game de terror? Opine no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.