Quem deseja comprar o iPhone 6S nos Estados Unidos precisa tomar certos cuidados. O top da Apple ainda não tem lançamento confirmado no Brasil e nem preço divulgado, mas espera-se um valor nada barato. Com isso, muitos clientes decidem adquirir o celular nos EUA ou outros países por quantias relativamente mais baixas.

Testamos o iPhone 6S: conheça a experiência de uso do celular da Apple

Se esse é o seu caso, é preciso ficar atento a diversos fatores, especialmente à Internet 4G utilizada, que pode ser incompatível com o padrão brasileiro. Confira a análise do TechTudo para ajudar você a escolher o iPhone no exterior corretamente.

iPhone 6S da AT&T e T-Mobile são compatíveis com o Brasil já que usam GSM (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)

- Quais modelos são compatíveis com a rede brasileira?

Para um smartphone ser compatível com a rede brasileira, é preciso que o aparelho tenha suporte à Banda 7 da rede LTE/4G (2.600 MHz). Sempre que você for comprar um dispositivo em outro país, é importante verificar se essa faixa é coberta, não importa a fabricante.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os modelos compatíveis com a rede brasileira são o iPhone 6S A1633 e o iPhone 6S Plus A1634. Os dois são comercializados por uma vasta lista de operadoras, com destaque para a AT&T. Além disso, há os modelos A1688 (6S) e A1687 (6S Plus), vendidos pela T-Mobile, mas que devem ser comprados apenas na opção GSM.

Os iPhones A1688 e A1687 também podem ser encontrados internacionalmente em operadoras do Canadá, Austrália, México e países da União Europeia como Reino Unido, Portugal, Alemanha e França. O aviso, porém, é o mesmo: optar pelos modelos com suporte à tecnologia GSM apenas, evitando a CDMA.

- Todas as operadoras dos Estados Unidos e Europa são compatíveis com o Brasil?

Não são todas as operadoras estrangeiras compatíveis com o Brasil. O usuário deve ficar bem atento antes de comprar um gadget no exterior, ainda que cubra a Banda 7 do 4G. Para que o iPhone seja ativado em uma operadora brasileira, ele precisa suportar a tecnologia GSM. Por isso, fuja de empresas que utilizam o padrão CDMA, afinal esse foi extinto no Brasil em 2012.

iPhone 6S pode ser comprado lá fora, mas é preciso ficar atento à banda (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)

Ao comprar o seu telefone nos Estados Unidos, dê preferência às operadoras AT&T e T-Mobile - que usam GSM -, e evite a Verizon e a Sprint, que adotam o CDMA. No caso de operadoras pequenas, é importante pesquisar sobre o tipo de rede utilizada, para não ter surpresas desagradáveis.

Comprar o iPhone 6 ou esperar o 6S? Opine no Fórum do TechTudo

No entanto, se você estiver pela Europa, não é preciso se preocupar tanto. Quase todas as operadoras do Velho Continente estão na rede GSM, mas, ainda assim, vale a pena perguntar quando houver dúvidas. Por fim, se o iPhone for comprado na Ásia, é preciso ter cuidado, já que algumas operadoras, como as chinesas, utilizam redes CDMA.

- O aparelho vem bloqueado?

Há outra questão importante para os usuários observarem: a política de bloq

... ueio das operadoras. Antes de comprar um celular na loja de uma operadora ou pela Internet, verifique se o dispositivo estará liberado para ser utilizado com qualquer empresa no Brasil.
iPhone 6s pode vir bloqueado de acordo com a política da operadora e da legislação local (Foto: Divulgação/Apple)

Para tentar manter os clientes, algumas empresas de telefonia vendem aparelho bloqueado para linhas de companhias concorrentes. A prática é comum quando o usuário compra um celular dentro de um contrato, mas pode variar de acordo com a legislação local. Vale a pena pesquisar se o país onde você pretende adquirir o iPhone costuma bloquear gadgets.

- A garantia cobre um produto comprado no exterior?

A Apple, originalmente, não estendia a garantia global a modelos de iPhones não comercializados no Brasil. Como ainda não se sabe qual versão do iPhone será lançada por aqui, o modelo com cobertura garantida pela fabricante ainda é uma incógnita.

Apple pode se negar a reparar modelos de iPhone 6s não comercializados no Brasil, mas questão pode parar nos tribunais (Foto: Divulgação/Apple)

Para o alívio dos consumidores, uma decisão judicial tem obrigado a companhia a consertar qualquer iPhone, ainda que o modelo não seja disponibilizado por aqui. Isso, porém, é uma questão que pode ir parar nos tribunais e gerar problemas para os usuários. Saiba mais sobre o assunto no artigo do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.