O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do país, mas não significa que seja o líder também em quantidade de recursos. Concorrentes como Skype, Viber e Facebook Messenger trazem inúmeras funcionalidades que ainda não chegaram ao mensageiro (mantido pelo Facebook), deixando-o para trás na hora, por exemplo, de fazer uma videochamada ou compartilhar arquivos de todo tipo.

WhatsApp: sete funções 'escondidas' que deixam o app ainda melhor

Confira uma lista de funções que rivais têm e o WhatsApp não tem.

Rivais possuem funções que ainda não chegaram ao WhatsApp (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Realizar videochamadas

WhatsApp não tem chamadas de vídeo como no Skype (Foto: Divulgação)

O WhatsApp demorou algum tempo para implementar as chamadas de voz, então pode-se dizer que haverá certamente uma espera grande para que a função e videochamadas chegue ao aplicativo. Com isso, concorrentes saem na frente ao oferecer videoconferências gratuitas pela web, celular e tablet, seja Android ou em dispositivos da Apple com o FaceTime. A funcionalidade é encontrada no Skype, Messenger e Hangouts, entre outros.

Compartilhar stickers

Messenger é um dos rivais do WhatsApp que já tem stickers faz tempo (Foto: Divulgação)

Como remover o "Visto pela última vez" do WhatsApp? Confira no Fórum do TechTudo

Emojis são cada vez mais populares, mas há momentos em que os stickers são mais úteis para revelar um sentimento a alguém. Esses adesivos digitais, porém, ainda não estão disponíveis no WhatsApp, obrigando o usuário a lançar mão de alternativas como Line, que tem um pacote próprio com várias opções, além de Telegram, Viber e Messenger – no chat do Facebook para Android e iOS, é comum encontrar stickers comemorativos do carnaval ou de filmes, por exemplo.

Deletar mensagens depois de um tempo

Simsme permite programar autodestruição das mensage
... ns (Foto: Divulgação)

O Snapchat é o app mais famoso com mensagens que se autodestroem, mas alternativas como o SIMSme dão um passo além: é possível até programar quanto tempo suas conversas ficarão disponíveis antes de sumirem do seu telefone e do seu amigo. Além disso, o aplicativo criptografa fotos, vídeos e outros conteúdos multimídia, em um conjunto de funções oferecidos também pelo Telegram.

O WhatsApp, por outro lado, não oferece nada disso.

Traduzir mensagens automaticamente

WeChat pode traduzir mensagens no chat, algo que o WhatsApp só faz no Android 6.0 (Foto: Divulgação)

Apesar de o Android Marshmallow (6.0) já possuir recurso de tradução rápida praticamente em qualquer lugar, só apps como o WeChat oferecem essa função no iPhone. Assim, é possível usar o app chinês para conversar com estrangeiros sem maiores problemas, aproveitando a tradução simultânea dentro do próprio app, algo que o WhatsApp não tem no iOS ou em versões anteriores do Android.

Usar outros apps para melhorar o chat

Messenger pode integrar outros apps como extensões do chat (Foto: Divulgação)

O Facebook lançou, em março de 2015, uma plataforma que permite ao Messenger obter extensões para melhorar o chat. Assim, por meio do app oficial para dispositivos móveis, é possível acessar o Giphy, para criar GIFs, o PicCollage, para fazer montagens de fotos, ou o Talking Tom Cat, para mudar sua voz em uma mensagem de áudio. Para isso, basta abrir o menu e escolher entre as várias opções. Apesar de ser detido pelo Facebook, o WhatsApp não aproveita esta plataforma de extensões.

Compartilhar qualquer arquivo

Telegram consegue transferir qualquer arquivo de até 1,5 GB, algo que o WhatsApp não chega nem perto (Foto: Divulgação)

O compartilhamento de arquivos no WhatsApp é restrito a áudio, vídeo, fotos, contatos e localização, algo ultrapassado facilmente por apps como o Telegram. O app russo usa sua poderosa nuvem para transmitir qualquer arquivo guardado no celular, tablet ou desktop, desde que tenha até 1,5 GB, tornando-o uma poderosa ferramenta de trabalho colaborativo.

Fazer ligações para fixo e celular

Viber faz ligações para celular e fixo, enquanto Whatsapp se restringe aos seus próprios usuários (Foto: Divulgação)

O WhatsApp já tem chamadas de voz, mas só via internet para outro amigo que também está disposto a gastar o pacote de dados para receber a ligação no celular. Se você precisar chamar números fixo ou celulares, terá que usar opções como Skype e Viber, que cobram planos mensais ou pacotes de minutos para efetuar ligações para telefones comuns.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.