A Qualcomm desenvolve o Snapdragon 618 IP, um novo tipo de processador de imagem para operar câmeras de segurança integradas que sejam mais inteligentes. A ideia é que os dispositivos sejam equipados com chips mais adequados às suas tarefas e que façam dessas câmeras dispositivos realmente “smart” ao processar localmente informações relevantes para o seu funcionamento.

PhoneDrone Ethos: projeto de drone para celular é sucesso na Internet

Hoje, uma câmera conectada comum funciona coletando informações e, em grande parte dos casos, transmitindo esses dados à Internet para servidores distantes, em que esses dados acabam sendo processados e retransmitidos para a câmera. A ideia da Qualcomm é aplicar anos de tecnologia desenvolvida para tablets e celulares para racionalizar o processo.

Qualcomm promete lançamento das primeiras câmeras com processador Snapdragon em 2016 (Foto: Divulgação/Qualcomm)

O processamento remoto é o método pelo qual câmeras de vigilância “smart” funcionam. Ele é usado para identificar as imagens que o dispositivo está capturando, determinar se o que está acontecendo num ambiente é algo que merece ser reportado aos moradores, ou se são ocorrências que não merecem registro, como uma cortina balançando ao vento, um gato caminhando e etc.

A ideia da Qualcomm é criar um chip que possa realizar esse processamento todo localmente. As vantagens são evidentes, já que a câmera fica capaz de deteminar por si o que é relevante, ou não, do ponto de vista de monitoramento. No fim das contas, o método economiza conexão, já que reduz a necessidade de transmissão constante de dados, energia e economiza espaço, já que a câmera só irá gravar aquilo que for relevante em sua memória interna.

Qual a melhor filmadora Full HD com melhor custo x benefício? Descubra no Fórum do TechTudo

A Qualcomm já possui tecnologias direcionadas ao processamento de imagens em seus processadores Snapdragon, usados em smartphones top de linha. Outras tecno

... logias da empresa seriam combinadas no novo produto, como modens 4G e recursos de gerenciamento de bateria para dar às novas gerações de câmeras residênciais de vigilância o verdadeiro sentido do termo “smart”.

O desenvolvimento da nova tecnologia e dos produtos já está em fase adiantada. Raj Talluri, vice-presidente de produtos da Qualcomm, disse em comunicado de imprensa que os primeiros produtos aplicando essas tecnologias devem chegar ao consumidor na primeira metade de 2016.

Via Mashable



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.