A Light L16 é uma câmera de bolso que conta com 16 lentes independentes que, operando em conjunto, permitem que o aparelho capture vídeo em 4K e produza fotografias de 52 megapixels de alta qualidade. A ideia por trás da câmera é trazer a performance de uma DSLR para um formato bem mais compacto.

Câmera ‘de bolso’ tem 16 lentes, resolução profissional e filma em 4K

A L16 é composta de 16 câmeras independentes. Quando o usuário decide tirar uma foto, cada uma delas coleta uma imagem, que é direcionada a sensores de 13 megapixels, não muito diferentes daqueles usados em smartphones.

16 em uma só: câmera usa 16 lentes independentes para gerar imagens de alta resolução e qualidade (Foto: Divulgação/Light)

Das 16 câmeras, cinco sensores ficam apontados para fora, cobertos por lentes de 35 mm, como é comum em qualquer câmera. Outros cinco sensores, cobertos por lentes de 70 mm, e os seis restantes, por lentes de 150 mm, são dispostos de forma perpendicular à entrada da lente. A ideia é economizar espaço, evitando que uma lente precise de vários elementos para funcionar corretamente.

Mas como a luz capturada pela câmera durante uma foto é direcionada para esses sensores?

Pequenos braços robóticos encaminham a luz para sensibilizar esses sensores perpendiculares. A presença deles nessa posição engenhosa permite que a L16, sem o uso de nenhum acessório, produza zoom ótico que vai de 35 a 150 mm.

Câmera tem conjunto de 16 sensores independentes para registrar fotos de 52 megapixels (Foto: Divulgação/Light)

Muitas câmeras numa só

Todos os sensores de celular presentes na L16 funcionam em conjunto para criar o resultado que seria obtido por uma câmera profissional convencional, que usa um único, e enorme, sensor.

Quando o usuário decide tirar uma foto de 35 mm, apenas as cinco câmeras de 35 mm trabalham na imagem. Numa foto de 70 mm, apenas as câmeras desse comprimento focal e o mesmo vale para as de 150.

Quando a foto desejada está num comprimento intermediário, de 50 mm, o software da câmera entra em ação para fazer o corte da imagem. Segundo os criadores do dispositivo, em entrevista ao site da revista Wired, nessas distâncias intermediárias, há perda mínima de informação e, consequentemente, de resolução da imagem.

Um ponto interessante é que a L16 pode capturar imagens em três comprimentos focais diferentes, permitindo que o ajuste do foco de cada imagem seja realizado posteriormente.

... ela L16 (Foto: Divulgação/Light))" width="695" height="525">Site do fabricante tem exemplos de fotos capturadas pela L16 (Foto: Divulgação/Light)

Por que 16 câmeras?

A razão é simples: a Light decidiu criar um produto capaz de competir com uma DSLR, mas sem depender de lentes caras, pesadas e complexas e sem depender de sensores grandes, normalmente caros e fabricados por um seleto grupo de empresas no mundo.

Diante desse objetivo audacioso, todo o processo de desenvolvimento da câmera levou a tecnologias e soluções de design e engenharia que criaram o cenário para que a tecnologia empregada na L16 tenha sido desenvolvida.

Qual câmera semi profissional com regulagem comprar? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.

Via Wired



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.