Antes de comprar um PC novo, o usuário precisa saber que existem algumas coisas importantes que devem ser levadas em conta. Muitos usuários acabam optando diretamente pelo preço, o que pode ser uma escolha bem problemática no futuro. Isso porque é bom ficar atento aos componentes que vêm no dispositivo, para não ter dores de cabeça mais tarde.

Como descobrir a memória expansível de um notebook?

É necessário entender o papel de cada um dos elementos presentes no computador e assim escolher aquele que mais se adequa ao seu perfil. Veja a seguir uma lista de coisas que devem ser levadas em conta antes de comprar um PC.

Processador do computador (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

1. Processador 

O processador, também conhecido como CPU, é um dos elementos mais importantes de um computador. Isso porque, essa parte é vista como o “cérebro” da máquina, pois é responsável pela execução dos processos computacionais e é a partir daí que são feitos os cálculo em alta velocidade. Portanto, antes de comprar um PC, a primeira coisa que deve se levar em conta é se o processador está de acordo com as suas necessidades.

Na hora de comprar uma memória RAM, é necessário saber a capacidade máxima que seu computador suporta (Foto: Divulgação)

2. Memória

Outro ponto fundamental que deve ser analisado com cuidado é a memória do computador. Nesse caso, tudo vai depender da necessidade do usuário, portanto, se o uso que se fará do computador for pouco além de navegar na web, por exemplo, 2 GB de memória RAM costumam ser suficientes. Porém, se você precisa de uma máquina para com uma boa velocidade e desempenho geral do sistema, é necessário mais memória RAM.

Placa mãe de um PC (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

3. Placa mãe

A placa mãe é responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador. Além disso, é ela que vai alimentar alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete. Antes de comprar, verifique a qualidade da placa mãe; os fabricantes como Asus, ECS e Gigabyte costumam responder bem e ter uma ótima qualidade.

Versão de HDD, da Seagate, com capacidade de até 6 TB (Foto: Divulgação/Seagate)

4. HD ou Disco rígido

Como você já deve ter escutado falar, o HD é uma parte fundamental do PC. É nessa área que fica armazenada tudo que é executado no computador.  O sistema é, na verdade, mais um tipo de memória que existe dentro de um PC. No entanto, diferentemente da memória RAM, consegue manter arquivado o conteúdo mesmo após o computador ser desligado. Saiba mais sobre como funciona o Disco rígido e para que ele serve. 

Placa de vídeo (Foto: Divulgação/Asus)

5. Placa de

... vídeo

Se você busca um PC para jogar ou para usar algum programa gráfico, é necessário ter uma placa de vídeo boa. Existem 2 tipos de placa de vídeo, as on-board e off-board. As on-board já vem embutidas na placa mãe tendo sua potência variada de acordo com o fabricante, mas não costumam ter o mesmo desempenho que uma off-board. As off-board são placas de vídeo externas direcionadas a uma qualidade e desempenho superior de vídeo. O ideal é ter pelo menos 1Gb de memória de vídeo.

Escolha um bom teclado e mouse para seu computador (Foto: Diego Borges / TechTudo)

6. Teclado e mouse

O teclado e mouse são essenciais para uma boa experiência com o uso do computador. Esses dispositivos podem ser encontrados em ótimas opções e mais em conta em lojas de informática. Procure por dispositivos com boa ergonomia, confortáveis e que se acomodem bem em seu local de uso. Caso seja fã de jogos no PC, procure por teclado e mouse que ofereçam recursos para usar neles, como botões programáveis e iluminação backlit. Além disso, é bom verificar se o teclado possui botões para acesso a funções de mídia, pois isso permitirá acionar o playback, controlar o volume entre outras funções de forma bem mais prática e rápida.

Via MakeuseofCheatsheet e Addictivetips

Como resolver o problema de driver de dispositivo na formatação? Comente no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.