O Summer Challenge, a maior competição de robótica da América Latina, começa nesta sexta-feira (30) na Universidade de Lavras, em Minas Gerais. O desafio reúne em sua terceira edição mais de 400 competidores distribuídos em 40 equipes de todas as regiões brasileiras e uma do México, e coloca robôs em uma arena para disputar quem é o melhor em categorias que vão do sumô ao hockey.

Lista tem cinco robôs que 'fazem tudo' para ajudar humanos

A organização espera mais de 5 mil visitantes durante o evento, que termina na próxima segunda-feira (2). Na categoria combate, os robôs, controlados remotamente pelas equipes, vão para a arena com o objetivo de imobilizar ou destruir seu adversário.

Universidade de Lavras recebe maior competição de robótica da América Latina (Foto: Divulgação/PUC-Rio)

Os competidores podem utilizar armas, desde que sigam as regras estabelecidas pela organização, que incluem subdivisão por peso e combate em local seguro. Já no sumô, a disputa é por quem fica mais tempo no ringue – quem empurrar o adversário para fora, vence.

No hockey, dois times com um trio de robôs brigam por quem faz mais gols, e no trekking, os competidores usam robôs autônomos que devem chegar a lugares segundo uma ordem pré-definida, o que acaba por ser uma competição de quem programa melhor o trajeto com o código mais bem feito.

Drones que entregam encomendas, isso vai dar certo? Comente no Fórum do TechTudo.

RioBotz é líder do ranking e busca mais medalhas no Summer Challenge (Foto: Divulgação/PUC-Rio)

Entre as equipes participantes está a RioBotz, da PUC-Rio, dona de 57 títulos nacionais e atual líder do ranking da RoboCore, uma das principais organizadoras do Summer Challenge. Apesar de levar, nesta edição, 10 robôs para competir em sete categorias, a novidade de 2015 fica por conta da Antweight, categoria de combate com os menores robôs de luta, que pesam de 150g a 450g.

“Para esta disputa, estamos levando os robôs Micro Touro e Micro Maloney, que vão lutar com outras sete equipes além de nós. Será acirrado”, ressalta o Prof. Marco Antônio Meggiolaro, coordenador da RioBotz/PUC-Rio.

... fsaEQkZrnQ=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/10/29/robo-touro-feather-da-equipe-riobotz-vai-lutar-na-categoria-peso-pena.jpg" alt="Robô Touro Feather, da equipe RioBotz, vai lutar na categoria Peso Pena (Foto: Divulgação/PUC-Rio)" height="421" width="695">Robô Touro Feather, da equipe RioBotz, vai lutar na categoria Peso Pena (Foto: Divulgação/PUC-Rio)

O Summer Challenge 2015 é aberto à visitação gratuita, e ainda há vagas para inscrição de novas equipes e robôs extras mesmo para quem já se cadastrou. As taxas de inscrição variam entre R$ 75 e R$ 140, dependendo da categoria pretendida.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.