Comprar mais um pente de memória RAM pode parecer a melhor saída para melhorar o desempenho do seu computador. O resultado, porém, passou longe do esperado; em vez de ficar mais rápido, o computador começou a desligar sozinho, reiniciar ou até ficou mais lento. Veja o que pode estar causando o problema e saiba como resolver conflitos na RAM.

Entenda a diferença entre memória RAM e HD; veja como funcionam

Diferentes tecnologias

Se o seu computador não apresentou nenhuma diferença com a adição de um novo pente, verifique se ele reconhece o componente. Caso a resposta seja negativa, uma boa possibilidade é a placa mãe ter tecnologia diferente da RAM comprada. Uma máquina com suporte a DDR2 não conseguirá ler memória DDR3, por exemplo.

Limpar pente de memória RAM com borracha pode resolver problema (Foto: Pond5)

Para saber qual a tecnologia da placa mãe, instale algum programa que verifique de forma completa as especificações do seu hardware. Neste tutorial foi usado o PC Wizard, que é gratuito e fácil de usar. Clique no ícone da placa mãe, destacado em vermelho, e selecione “Physical Memory”. Na parte de baixo, em “Type”, veja qual é a tecnologia empregada – neste exemplo, DDR2.

Detalhes do hardware mostrados com programa PC Wizard (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O ideal é fazer isso antes de comprar a memória. Caso o engano já tenha sido feito, entre em contato com o vendedor para tentar substituir a peça.

Limpeza física

Se você comprou uma memória compatível e ela não está sendo lida, é possível que o pente ou o slot estejam sujos. Usar uma borracha para limpar ou componentes é um método relativamente simples, eficiente e sem custos.

A limpeza com álcool isopropílico é mais eficiente, porém requer mais cuidados. Por isso, só faça se você já conhecer a técnica, caso contrário pode danificar permanentemente alguma peça do seu computador.

PC muito lento? Comente suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Frequências diferentes

A principal causa de conflito entre memórias RAM é a frequência. Os modelos inseridos nos slots precisam ter a mesma frequência – mas não necessariamente da mesma marca-, caso contrário não haverá ganho algum. Isso porque o computador nivela esse valor por baixo. Portanto, se você tiver um pente DDR3 de 1333 Mhz e colocar outro de 2800 Mhz, este último rodará em 1333 Mhz, tal como o modelo menos potente.

Mais uma vez, é necessário saber a frequência previamente antes de adquirir nova RAM. O programa CPU-Z é uma boa opção para obter esse tipo de informação. Após executá-lo, basta clicar na aba “SPD” e olhar o campo “Max Bandwidth”. O valor entre parênteses é a frequência do pente de RAM inserido no slot selecionado (neste caso, 400 Mhz).

Frequência da memória RAM exibida no CPU-Z (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O comportamento do PC vai mudar de acordo com as demais especificações das RAM. Se apenas a frequência for discrepante, ele tende a simplesmente ignorar a maior frequência e operar na menor. Mas se outras configurações também forem diferentes, é possível que o computador desligue ou reincie sozinho.

A solução para este pro

... blema é trocar o modelo da memória por uma compatível com a do PC. Não por acaso é comum encontrar à venda kits de RAM idênticas, que elimina a possibilidade de erro e permite usar o Dual Channel. O recurso, mais detalhado neste artigo, dobra a largura da banda de memória, otimizando a transmissão de dados.

Latência discrepante

A latência também precisa ser idêntica para o uso do Dual Channel e, em menor escala, pode provocar conflito nas RAM. No CPU-Z, a latência pode ser verificada na aba “Memory”. O valor de referência mais importante é o CAS Latency (CL), que, no print abaixo, é de 5 clocks.

Destaque para o valor CAS Latency (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Isso quer dizer que a memória deste PC envia pacotes de bits solicitados pelo processador em cinco cliclos. Por isso, quanto maior o número de clocks, mais lenta é a RAM. Assim como na frequência, o sistema irá equiparar pela configuração de pior desempenho, por isso é importante atentar a esta característica.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.