A proteção contra rastreamento de sites do novo Firefox, que estava em fase de testes desde maio, chegou nesta terça-feira (3) à versão final (42) do navegador da Mozilla. O recurso faz com que o aplicativo bloqueie automaticamente elementos de uma página que poderiam ser usados para identificar o comportamento do usuário enquanto navega em diferentes páginas de Internet. 

Firefox é o navegador mais confiável, segundo usuários; IE fica para trás

O sistema antirrastreio é encontrado em vários outros navegadores, como o Chrome, e serve para evitar que outras pessoas que usam o mesmo computador possam ver a atividade online do usuário. Para isso, ele passa a não armazenar histórico, buscas, cookies e arquivos temporários.

Sistema anti-rastreamento bloqueia o armazenamento de históricos e buscas (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Oculto, sem cookies

No Firefox42, a nova plataforma também bloqueia elementos de sites que contenham formas de rastrear o comportamento, como Google Analytics, botões de redes sociais e anúncios. Isso impede que os recursos possam criar um perfil do usuário baseado em seu comportamento online.

Além da navegação privada, a nova versão do browser criou um centro de controle único de privacidade, que pode ser acessado automaticamente ao entrar no modo de navegação privada. O Firefox também ganhou a opção de silenciar abas (mute) individuais com apenas um clique.

Proteção contra rastreamento do Firefox evita que sites possam identificar usuários (Foto: Reprodução/Firefox)

O re

... curso de rastreamento foi originalmente implementado nas versões beta do Firefox em maio e estava em testes desde então. Um estudo da Mozilla analisou o tráfego em 200 sites e constatou que o número de requisições de HTTP diminuiu 67,5% com a navegação privada. O carregamento de páginas ficou 44% mais rápido e o tráfego de dados caiu (foi economizado) 39%.

Via Mozilla e The Next Web

Qual é o melhor navegador para Windows? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.