O Dropbox anunciou na última quarta-feira (4) que prepara para 2016 o lançamento do Dropbox Paper, uma ferramenta de colaboração online para concorrer com Google Docs e Microsoft Office Online.

OneDrive: Microsoft acaba com espaço ilimitado e diminui plano gratuito

A novidade, porém, promete ser uma alternativa diferente dos rivais para trabalho em equipe, baseando-se na ideia de um quadro totalmente em branco. A plataforma aceita arquivos externos de áudio, vídeo e outros, além de textos e links comuns, oferecendo um espaço para colaborar por meio de comentários em um chat alimentado em tempo real.

O Dropbox Paper fica atrás do Google Docs (parte do Google Drive) na personalização, sem oferecer recursos avançados de formatação. Não é possível, por exemplo, editar fonte e cores do texto.

Dropbox Paper é a nova ferramenta de colaboração online e está em fase de testes (Foto: Divulgação/Dropbox)

A experiência, portanto, não está centrada na criação de documentos, mas no trabalho em conjunto em torno de conteúdos que já existem, como vídeos do YouTube, áudios do SoundCloud ou posts do Facebook.

Para isso, o Dropbox teria garantido que sua plataforma seja compatível com diversos serviços externos, permitindo que arquivos sejam movidos para o Paper e incorporados na tela sem dor de cabeça, funcionando como widgets. Conteúdo multimídia pode ser reproduzido, e códigos de páginas inteiras podem ser importados, criando um espaço de colaboração que se assemelha com um Wiki.

Ainda não está claro quais serviços são compatíveis para incorporação, mas já se sabe que é p

... ossível colar códigos HTML, algo que facilita o trabalho de equipes de webdesign, por exemplo.

Facebook por app ou navegador, qual funciona melhor? Comente no Fórum do TechTudo.

A novidade está em Beta há cerca de um mês, e já pode ser acessada por qualquer usuário com uma conta Dropbox, desde que manifeste seu desejo e entre em uma fila digital (dropbox.com/paper/). O Dropbox irá selecionar testadores aos poucos para experimentar a plataforma, que só estará disponível para acesso livre em 2016, em data ainda indefinida. Aproveite e cadastre-se.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.