Um dos erros mais comuns em termos de mouse é clicar uma vez e o computador entender como duplo clique. Apesar de bastante irritante, a falha é simples de ser resolvida. Normalmente o erro está no software e uma simples mudança de configuração ou atualização do driver do mouse resolve.

Conheça os mouses mais caros do mundo e descubra seus diferenciais

Em todo caso, explicamos passo a passo como solucionar o problema em todas as situações. Confira as dicas a seguir e evite gastar dinheiro comprando um mouse novo sem necessidade.

Saiba resolver mouse com clique duplo mesmo clicando uma vez só (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Saiba resolver mouse com clique duplo mesmo clicando uma vez só (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Atualizar driver

Um dos motivos para o problema do duplo clique acontecer é o driver do mouse estar corrompido. Você pode corrigir atualizando-o. Para isso, primeiro entre em Painel de Controle > Hardware e sons > Dispositivos e Impressoras. Clique com o botão direito sobre o mouse e selecione “Propriedades”;

Acesso às propriedades do mouse por Painel de Controle (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Acesso às propriedades do mouse por Painel de Controle (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Na janela que será aberta, entre na aba “Hardware” e pressione o botão “Propriedades”. Será aberta uma nova janela; nesta, toque na guia “Driver” e pressione o botão “Atualizar driver…”. Se o botão estiver desabilitado, basta entrar na aba “Geral” e pressionar “Alterar Configurações” para habilitá-la;

Entre na aba alterar configurações (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Entre na aba alterar configurações (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Alterar configurações do mouse

Também é comum que o inconveniente aconteça por uma alteração nas configurações do mouse, que pode ser ocasionada por usuários ou por outros programas. Para reconfigurá-lo, acesse novamente Painel de Controle > Hardware e sons > Dispositivos e Impressoras. Desta desta vez, porém, selecione “Configurações do mouse” ao clicar com o botão direito sobre o periférico;

Opções de cliques na pasta em painel de controle (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Acesso às configurações do mouse  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Na aba “Botões”, vá até “Velocidade de clique duplo” e coloque o nivelador mais próximo do rápido. Isso porque, quanto mais lento ele estiver, mais facilmente o sistema identificará dois cliques únicos como um duplo clique;

Destaque para velocidade de clique duplo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para velocidade de clique duplo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
... >

Alterar configurações da área de trabalho

Os temas do Windows muitas vezes alteram a maneira como o mouse se comporta. É possível que uma configuração que imite o estilo navegador esteja ativa, fazendo com que o clique único abra programas, como se fossem links. Para mudar isso, vá em Painel de Controle > Aparência e Personalização e clique em “Opções de Pasta”;

Opções de cliques na pasta em painel de controle (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Opções de cliques na pasta em painel de controle (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Mantenha-se na guia “Geral” e selecione “Clicar duas vezes para abrir um item (um clique para selecionar)”. Confirme o procedimento em “OK” e verifique se o problema foi corrigido;

Janela Opções de pasta do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela "Opções de pasta" do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Teste no modo de segurança

Se nada disso resolveu, teste o mouse no modo de segurança do Windows. Basta reiniciar o computador mantendo a tecla F8 pressionada. Quando a tela “Reparar o seu computador” aparecer”, mova a seta até “Modo de segurança” e pressione enter.

Tela de entrada no modo de segurança do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela de entrada no modo de segurança do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Com o sistema já no modo de segurança, verifique se o erro do duplo clique persiste. Caso a resposta seja afirmativa, é bastante provável que o problema seja físico. Plugue o mouse em outra porta USB, se for o caso, ou teste-o em outro computador.

Mouse ótico parou de funcionar? Veja dicas do que pode ser no Fórum do TechTudo

Se o problema continuar, o defeito deve estar no mouse em si. Você pode simplesmente trocá-lo na loja, se o dispositivo estiver na garantia, ou terá que comprar um novo. A dica aqui, neste último caso, é adquirir um produto de fabricante confiável, e não um modelo genérico.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.