A câmera Nikon Coolpix P900 pode ser considerada praticamente um telescópio que também tira fotos, já que seu zoom super potente de até 83x consegue registrar com precisão detalhes pouco visíveis. O super zoom chama ainda mais atenção por vir em uma câmera point-and-shoot, que costumam ser mais compactas.

L16: veja como funciona a câmera 'de bolso' com muitas lentes e 4K

O TechTudo explicou a tecnologia que faz da Coolpix P900 uma câmera de tão alta qualidade. Descubra tudo sobre alcance, qualidade e mais do zoom do modelo, vendido no Brasil pelo preço oficial de R$ 2.899.

Descubra tudo sobre o super zoom da Nikon Coolpix P900 (Foto: Divulgação/Nikon)

Alcance

A Nikon Coolpix P900 possui zoom óptico de até 83x, o equivalente a uma lente que vai de 24 a 2.000 mm. Isso mesmo: até 2.000 mm de distância focal. A distância focal mede a distância entre o sensor da câmera, onde a imagem é focada, e o ponto onde as luzes convergem, ou seja, o centro focal. Isso quer dizer que, quanto maior for a distância, como no caso da P900, mais próximo ao fotógrafo o objeto vai parecer estar.

Como se não bastasse, o zoom digital de ajuste fino dinâmico ainda dobra o alcance, chegando a 166x e 4.000 mm. Leve em consideração que fotógrafos de esportes, por exemplo, geralmente usam lentes com alcance de 200 mm a 600 mm, ou seja, nem um terço do alcance máximo da P900.

O alcance proporcionado pelo modelo só pode ser encontrado em mais uma lente, a famosa Reflex NIKKOR 2000mm, também da Nikon. Porém, a diferença é que para adquirir essa segunda opção você terá que carregar cerca de 18 kg e desembolsar U$ 35 mil (cerca de R$ 133 mil).

Qualidade

A câmera possui um sensor CMOS de 16 megapixels e, apesar de não ter um sensor tão grande quanto o das câmeras profissionais, as imagens apresentam boa qualidade, inclusive com o zoom óptico no alcance máximo. A perda de qualidade das fotos só acontece ao utilizar o zoom digital, mas, como o zoom óptico tem alcance de até 83x, você dificilmente irá precisar recorrer ao digital para aproximar ainda mais sua imagem.

Apesar de o aumento do zoom óptico não apresentar perda de qualidade, para garantir uma imagem nítida com o alcance máximo da câmera, você certamente irá precisar de um tripé. Isso porque com a lente gigante e o corpo pequeno, quanto maior o zoom, mais difícil fica a estabilidade da câmera.

Zoom da Nikon Coolpix P900 tem alcance de até 2000 mm (Foto: Divulgação/Nikon)

O que é capaz de fazer

Com o zoom superpoderoso, a Nikon Coolpix P900 funciona como um verdadeiro telescópio fotográfico em suas mãos, podendo capturar imagens do céu como nunca antes. Ainda, do alto de um prédio, você pode clicar com precisão o ralo da piscina do prédio da frente, ou imagens detalhadas de uma construção próxima, por exemplo. Com o superzoom, assuntos pouco visíveis podem preencher o quadro e garantir uma boa foto.

Qual câmera semi profissional com regulagem comprar? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.

Ainda, o modelo possui dois recursos especiais para

... o zoom super potente. Um deles é o Snap-Back Zoom, botão para uma rápida visualização com zoom reduzido, para que você possa compor o quadro precisamente. O outro recurso é o sistema avançado de estabilização de imagem que oferece cinco etapas de redução de ruído, ajudando a garantir foto da melhor qualidade mesmo com o zoom máximo.

Para qual tipo de situação

As possibilidades são infinitas, desde fotografias do céu e natureza selvagem a imagens de detalhes em um show de música ou evento esportivo, por exemplo. A Nikon Coolpix P900 é atualmente a câmera com zoom top de linha do mercado e, ao menos no papel, não é possível sequer imaginar uma situação que ela não possa registrar com precisão. Use e abuse da sua criatividade na hora de explorar a característica destaque do modelo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.