O Aptoide é a loja alternativa de aplicativos para Android mais popular no Brasil, mas se engana quem acha que ela serve somente para procurar e baixar APKs. O programa também é capaz de controlar as versões dos apps instalados no seu aparelho, agendar download para quando não há conexão de Internet ativa, entre outros recursos que incrementam a experiência.

Seis aplicativos legais disponíveis para Android, mas não para iOS

A seguir, saiba como configurar o Aptoide para tirar proveito dessas vantagens em smartphones ou tablets equipados com o sistema móvel do Google.

Controle de versões

Na medida em que você atualiza os apps que você já tem instalado no celular, mesmo os obtidos pela Google Play Store, o Aptoide guarda APKs antigos na memória. A função pode ter várias utilidades, como fazer updates caso alguma atualização gere algum bug no funcionamento do app.

Restaure apps para versões anteriores (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para visualizar todos os apps com versões antigas gravadas, abra o menu lateral e vá até “Restaurar”. Lá, você vai encontrar versões antigas de apps atualizados, com um botão lateral “Rebaixar”, que permite voltar à versão anterior rapidamente e substituir um APK pelo outro.

Agendamento de downloads

Recurso útil para poupar o pacote de dados e baixar aplicativos de forma mais rápida, o agendamento de downloads permite salvar um app para ser instalado depois. Ao tocar em um botão na tela de download de qualquer app do Aptoide, o item selecionado fica gravado na seção “Downloads agendados”, e pode ser baixado com um clique.

Marque um app para baixar depois, com Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O programa também pode ser configurado para baixar todos os apps agendados assim que o telefone conectar-se a uma rede Wi-Fi, o que previne o consumo excessivo de dados e, ao mesmo tempo, não deixa você esquecer de fazer um download mais tarde.

Exclusão de atualizações

Caso você não queira atualizar um app específico é possível excluí-lo da lista de updates oferecida pela loja. Para isso, acesse a coluna “Atualizações” e pressione o item indesejado por alguns segundos. Ao escolher “Ignorar atualização”, ele irá te encaminhar para o menu “Atualizações excluídas”, que permite reverter a ação em caso de arrependimento.

Pule atualizações indesejadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Economia de dados

Além do agendamento de downloads, há algumas outras formas de impedir que o Aptoide consuma todos os seus dados. Acesse as configurações e proceda da seguinte forma:

Passo 1. Em “Regra de download de ícones” e “Regras gerais de download”, desmarque 3G e 4G para impedir o uso de dados móveis para baixar apps e ícones;

... g src="//s2.glbimg.com/YWwZ_ObwLRzKN2D5QCfZz4VbOyE=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/11/13/desative-downloads-automaticos.png" alt="Desative downloads automáticos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)" height="613" width="695">Desative downloads automáticos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Role a tela para baixo e desmarque “Enable auto Aptoide Update” e “Ativar auto atualização” para que os downloads dos apps e do próprio Aptoide sejam ativados só manualmente, quando você estiver, de preferência, conectado ao Wi-Fi.

Root no Android: o que é e para que serve? Veja no Fórum do TechTudo.

Impeça o download por dados móveis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.