Fallout 4 é o novo episódio da franquia pós-apocalíptica de RPG lançado para PS4, Xbox One e PC. Desenvolvido pela Bethesda, o game oferece um vasto mundo aberto repleto de atividades e jogabilidade em primeira e terceira pessoa. Para acompanhar o lançamento de um dos jogos mais aguardados do ano, o TechTudo preparou o guia básico de sobrevivência para ajudá-lo a dar os primeiros passos na desolada cidade de Boston. Confira:

Lista traz códigos, cheats e macetes para jogar Fallout 4 no PC

Shooter ou combate tático? Você decide

Em Fallout 4, as mecânicas de tiro foram nitidamente aperfeiçoadas em comparação a Fallout 3 e New Vegas, tanto na visão em primeira quanto em terceira pessoa. A câmera pode ser alterada a qualquer momento do gameplay, mas a opção em primeira pessoa continua ideal para explorar os ambientes em busca de equipamentos, armas e recursos.

Saiba como jogar Fallout 4 no PS4, Xbox One e PC (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Quem é novato na série Fallout ainda não deve conhecer muito bem o incrível sistema tático V.A.T.S, no qual o jogador pode desacelerar o tempo para acertar com mais precisão pontos específicos do corpo do oponente. O V.A.T.S pode ser acessado pelo do botão L1, no joystick do PlayStation 4, ou usando o LB, um dos gatilhos alocados do lado esquerdo do controle de Xbox One.

Especialmente no início da jogatina, o recurso de mira assistente da Vault-Tec é indispensável, pois os equipamentos são de baixa qualidade e há poucas munições à disposição. Por isso, o V.A.T.S é uma ótima forma de iniciar bem a aventura, os acertos precisos certamente vão salvar a sua vida e, é claro, poupar muitos de seus recursos escassos.

Assim como nos outros games da franquia, o desempenho do jogador ao utilizar o sistema V.A.T.S depende do tipo de arma utilizada e dos atributos aplicados. Ao focar na habilidade “Percepção”, por exemplo, você poderá visualizar os pontos fracos do inimigo, enquanto a “Inteligência” aprimorada consegue destacar o oponente mais próximo. Além disso, qualidade “Sorte” também pode ser de grande ajuda, já que eleva consideravelmente as chances de dano crítico.

Fallout 4: primeira ou terceira pessoa? Mira padrão ou sistema V.A.T.S? (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Se você ainda prefere utilizar o sistema de mira aberta, saiba que guardar a arma em momentos pontuais do combate pode ajudá-lo a escapar de inimigos mais fortes, pois o personagem vai ficar mais ágil e, consequentemente, conseguirá correr com maior rapidez. Para armazenar o armamento principal, pressione e segure o botão quadrado/X no joystick.

Sempre que possível deixe Dogmeat, o parceiro canino do protagonista, avançar sobre o oponente. Isso vai fazer com que a criatura rival se distraia e tenha bastante trabalho para lidar com as investidas do cachorro. Aproveite os momentos de distração para descarregar o pente de balas no adversário.

Atenção à radiação

Basicamente, a cidade de Boston de Fallout 4 é um mar de radiação. Ser afetado pela radioatividade diminui a sua saúde m

... áxima, deixando, assim, o personagem mais vulnerável a ataques. Os alimentos, por exemplo, quando estão crus, devem ser cozidos em uma estações para serem devidamente esterelizados.
Fallout 4: fique atento à barra de saúde do personagem (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Fique atento também aos monstros que têm ataques radioativos, pois as investidas corpo a corpo deles conseguem diminuir consideravelmente a sua barra de vida. Não se desespere com a radiação, afinal existem materiais no jogo com a finalidade de desintoxicar o sobrevivente, como os itens RadAway e Rad-X.

Outros componentes medicinais imprescindíveis na terra desolada são os Stimpaks. Há grande variedade deles espalhados pelo extenso mapa do jogo, que variam de acordo com a eficácia. Um Ultra Stimpak, por exemplo, é capaz de reconstituir praticamente todos os pontos de vida do personagem, enquanto o item comum regenera apenas 30% do total.

Vez ou outra você, inevitavelmente, vai ficar sem recursos medicinais para restabelecer os pontos de vida. Quando isso acontecer, vasculhe residências em busca de camas ou colchões para dormir, já que descansar também restaura o HP. Outra opção é fazer uma viagem rápida para relaxar em algum local seguro, como o Santuário ou Diamond City.

Favorite itens 

Assim como em todo RPG, o personagem de Fallout 4 necessita de alguns recursos essenciais para sobreviver à cidade desolada. Para evitar ter que abrir o Pip-Boy – o acessório de gerenciamento de recursos do game – a todo momento com os botões “círculo” ou “B”, destaque o itens favoritos no inventário rápido, acessível por meio dos direcionais do joystick.

Fallout 4: favorite itens imprescindíveis no inventário rápido (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Abra o Pip-Boy, acesse as abas de consumíveis e armas para favoritar os objetos desejados pressionando os botões “R1″/”RB”. Em seguida, basta posicionar os itens no menu rápido da forma que bem entender. Procure deixar mais de um tipo de armamento no inventário para quando o personagem ficar sem munição, bem como Stimpaks, RadAway e outros artigos que regeneram o HP e amplificam habilidades.

 Salve o jogo com frequência

Embora Fallout 4 seja uma das maiores franquias single player dos games, não há como negar que ela tem um passado bastante conturbado em relação a problemas de salvamento e bugs.

Por isso certifique-se de utilizar a opção “Salvar rápido” – disponível ao pausar o título –  sempre que possível, porque será a partir daquele ponto que o personagem vai renascer depois de morrer (esteja ciente de que é você o responsável pelos checkpoints). Antes de desligar o console ou PC, salve mais uma vez por precaução em um slot diferente na opção “Salvar”.

Fallout 4: salve o game frequentemente para evitar dores de cabeça (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Qual o melhor jogo da Bethesda? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.