O Gmail anunciou que vai passar a alertar seus usuários sobre o recebimento de e-mails vindo de serviços que enviam mensagens sem criptografia. A decisão é uma resposta para as conclusões de um estudo, realizado pelo Google e especialistas de três universidades norte-americanas, que demonstrou que mensagens não criptografadas são uma potencial brecha de segurança.

Busca do Gmail passa a vasculhar spam atrás de e-mails extraviados

Quando um e-mail é enviado sem que nenhuma medida de criptografia seja aplicada, criminosos que por acaso interceptem a informação não encontrariam grandes dificuldades em ler o conteúdo do e-mail. Assim, o uso de criptografia é uma forma de preservar a privacidade dos usuários.

Novas notificações ainda não têm data para chegar ao usuário (Foto: Reprodução/André Sugai)

Ainda não há uma data para que a notificação sobre e-mails não criptografados comecem a aparecer para quem usa o Gmail. Segundo o Google, a perspectiva é de que a novidade comece a chegar nos próximos meses.

Criptografia em números

Segundo o estudo do Google, 43% do volume total de mensagens que chegam hoje nas caixas de entrada @gmail.com são provenientes de serviços que não usam criptografia. Das mensagens enviadas por usuários, 81% delas são encaminhadas à provedores rivais com medidas de proteção ativas, enquanto que 100% do tráfego de e-mail

... s entre usuários do Gmail é criptografado.

Segundo o Google, a medida de impor as notificações relacionadas a e-mails que não aplicam criptografia é uma forma de fortalecer a segurança desse tipo de método de comunicação.

Qual é o melhor e-mail, Gmail ou Outlook? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Google Online Security e Tech Crunch



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.