O serviço de busca por voz do Google está mais inteligente. Agora, o sistema é capaz de compreender melhor as questões dos usuários, levando em consideração detalhes como o contexto da frase e os adjetivos usados. No blog oficial, o desenvolvedor do Google Satyajeet Salgar explicou como é difícil fazer um computador entender variantes de linguagem.

Sobre Mim: Como adicionar, editar e apagar suas informações do Google

Como exemplo das novas capacidades do buscador via voz, o Google mostra que até então o buscador conseguia entender e responder questões simples como: “Quem é o atual presidente dos Estados Unidos?”.

Agora, com a novidade, a ferramenta pode pesquisar a partir de perguntas mais complexas, como “Quem era o presidente dos Estados Unidos quando os Angels venceram o World Series?”.

Buscas por voz do Google ficam mais inteligentes (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

A novidade mostra como o serviço por voz do Google se tornou mais preciso. Para entender a pergunta, o buscador precisa considerar dados contextuais, como o World Series de beisebol, o time Angels e o momento em que a equipe levantou a taça para, aí sim, buscar a resposta correta: George W. Bush.

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.

Outro exemplo das melhorias é o fato de que, agora, o buscador passa a considerar datas. Um exemplo mencionado por Salgar é “qual era a população de Cingapura em 1965?”, algo que também demonstra as combinações de dados diferentes para formar uma resposta coerente.

“Agora nós podemos quebrar um

... a questão para entender as semânticas de cada parte da pergunta de forma que podemos descobrir qual é a intenção por trás da dúvida”, explica Salgar. 

Segundo o Google, os usuários poderão encontrar algumas falhas de compreensão e erros nas respostas durante um tempo, já que o serviço está em constante evolução e ainda precisa melhorar.

Via Inside Search



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.