O Google anunciou nesta quarta-feira (18) o início do streaming de aplicativos em celulares Android. Com a novidade, que funciona através dos resultados de busca do próprio Google, o usuário poderá experimentar as funções de um app, mesmo se não o tiver instalado no smartphone. O recurso utiliza uma tecnologia baseada na nuvem e requer uma conexão Wi-Fi de alta velocidade para funcionar corretamente. 

Seis aplicativos legais disponíveis para Android, mas não para iOS

Outra novidade inclui os dados presentes somente dentro de aplicativos nos resultados de busca do Google. A companhia já mostrava informações de apps que possuíam páginas correspondentes na web, como redes sociais e também os apps Facebook, Instagram e Pinterest. A mudança anunciada ontem irá expandir o alcance dessa pesquisa.

Google começa a testar streaming de apps na busca (Foto: Reprodução/Google)

O streaming funcionará de forma simples. Ao encontrar um aplicativo compatível com o recurso nos resultados do Google o usuário precisará clicar no botão "Stream". Em seguida, o app será aberto, sem precisar de instalação, e será possível realizar ações como reservar um quarto em um aplicativo de hotéis, conforme a empresa demonstrou.

Por enquanto, há nove apps compatíveis com o streaming mas, segundo o site The Verge, a fluidez do uso pode ser comprometida se houver variação na velocidade da conexão. Segundo o Google, o recurso chega para se adequar a uma nova era de buscas na internet, na qual 40% das pesquisas feitas no Android são por conteúdo presente em apps.

Qual o melhor app para economizar a bateria? Comente no Fórum do TechTudo.

“Quando o Google começou, pesquisar [na web] significava ficar sentado em sua mesa e buscar pelas melhores informações em websites. Hoje, você está mais propenso a fazer isso no seu dispositivo móvel, e as melhores respostas podem estar enterradas em um app, talvez em um que você ainda não tem instalado”, explicou o gerente de engenharia Jennifer Lin no blog oficial do Google.

... ados-na-web-como-se-estivessem-instalados-no-aparelho.png" alt="Apps poderão ser usados na web como se estivessem instalados no aparelho (Foto: Reprodução/Google)" height="480" width="695">Apps poderão ser usados na web como se estivessem instalados no aparelho (Foto: Reprodução/Google)

Por enquanto, o streaming de aplicativos ainda está sendo testado e, por isso, só funcionará nos Estados Unidos, em alguns poucos apps parceiros.

Ainda não há previsão de expansão do leque de softwares suportados, muito menos para a chegada da função para brasileiros.

Via Google e The Verge



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.