Embora a maior parte dos usuários de celulares Android baixe aplicativos através da loja oficial de apps do Google, há outras alternativas, como a Aptoide e Mobogenie. As duas lojas são muito populares no Brasil e prometem oferecer um leque maior de opções do que a Google Play. Nos repositórios é possível encontrar apps bloqueados por país, ou versões antigas de softwares, que não estão mais disponíveis na loja oficial. 

Seis aplicativos legais disponíveis para Android, mas não para iOS

Veja o que essas alternativas à Google Play Store oferecem de vantagem e também de riscos, e quais são as principais diferenças entre si. 

Veja os prós e contras das duas principais lojas de apps para Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

APTOIDE

1. Múltiplas lojas

Aptoide tem dezenas de sublojas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Mais popular no Brasil, a Aptoide é um centro de apps que reúne softwares, como jogos e utilitários, de múltiplas lojas em um mesmo lugar. Isso permite que usuários pesquisem também por conteúdos diferentes, como vídeos e outros arquivos multimídia. A maneira mais simples de fazer isso é por meio da busca universal, embora também seja possível navegar de loja em loja procurando por algo atrativo.

2. Controle de versões

É possível restaurar para versões anteriores (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Outra vantagem é a capacidade de gravar versões de aplicativos. Na medida que o usuário baixa novos APKs, o programa salva o histórico e permite restaurar a versão anterior do app facilmente. Ele ainda facilita o gerenciamento de versões ao permitir, por exemplo, que o usuário ignore uma atualização, mantendo o controle desses apps no menu “Atualizações excluídas”.

3. Agendamento de downloads

Salve apps para baixar depois (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Por último, o Aptoide é o mais flexível na hora de baixar um APK, pois permite agendar downloads quando não houver uma conexão Wi-Fi disponível – o recurso é similar à lista de desejos do Google Play, mas com uma programação pré-definida de quando o download será iniciado.

MOBOGENIE

1. Mais organização

... scar-melhor.png" alt="Interface é mais organizada e permite buscar melhor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)" height="613" width="695">Interface é mais organizada e permite buscar melhor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Mobogenie é menos popular no Brasil, mas tem, certamente, uma interface melhor do que a do concorrente. A plataforma se diz capaz de aprender os gostos do usuário para oferecer softwares de acordo com suas preferências. Ela ainda traz diversas categorias que facilitam a procura de aplicativos. Isso inclui categorias bastante especificas, como "Apps de previsão do tempo" e "Jogos minimalistas", além de sugestões do mês.

2. Variedade de conteúdo

Há mais variedade de conteúdo no Mobogenie (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Mobogenie também permite adquirir outros tipos de conteúdo, como músicas, fotos e vídeos. O usuário pode usar esses itens para personalizar o celular com toques e papéis de parede diferentes. A plataforma também conta com um reprodutor de vídeos, que se parece bastante com o YouTube, e permite, por exemplo, assistir a clipes musicais completos ou baixa-los para ver depois.

3. Recursos extras

Mobogenie vem com várias ferramentas extras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Além do conteúdo para baixar e assistir, o app já vem com algumas ferramentas integradas que até dispensam o download de utilitários. O Mobogenie traz limpador de memória RAM e armazenamento, reprodutor de mídia, gerenciador de arquivos e até um atalho para ativar a depuração USB do telefone.

O que ambos têm em comum

Apesar de terem recursos diferentes, Aptoide e Mobogenie fazem o mesmo: oferecem o download de aplicativos de forma alternativa a Google Play. Por isso, apresentam as mesmas preocupações, como questões de violação de direito autoral – é comum encontrar apps pagos crackeados, assim como músicas e vídeos obtidos de forma ilegal nas duas plataformas – e de segurança.

Root no Android: o que é e para que serve? Veja no Fórum do TechTudo

Embora as duas lojas garantam que os apps sejam verificados em busca de possíveis infecções – o Mobogenie tem até o suporte da Kaspersky – é importante ter cuidado, pois o conteúdo não tem o aval do Google.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.